setembro 21, 2023

AgroImpact Talks 2023: a relação entre agro e impacto socioambiental

Saiba quais assuntos foram tratados no evento sobre agro, que ocorreu em Goiânia

No dia 14 de setembro, o Impact Hub Brasília e o Impact Hub Goiânia realizaram o Agro Impact Talks com programação que contou com diversos convidados e especialistas renomados em um evento público. Produtores rurais, profissionais do mercado, empreendedores sociais e acadêmicos fizeram parte do público presente. O evento tratou sobre o papel do agronegócio na promoção do desenvolvimento social e sustentabilidade no Brasil.

ABERTURA 

A abertura do evento contou com as boas-vindas aos convidados, feita pelo co-fundador do Impact Hub Goiânia, Leandro Monteiro, que introduziu o tema do evento ao público.

A fundadora do Hub Cerrado, Silvana Oliveira, e o Head de Inovação, Carlos Magno, também participaram do momento, para apresentar o espaço ao público.

Palestra 1 – Carol Freitas da Nous | Agro e biomimética

Biomimética e agricultura foram temas discutidos por Carol Freitas, designer de produtos, consultora de inovação, biomimeticista e sócia do NOUS Ecossistema

Carol iniciou a conversa apresentando o NOUS. A empresa possui um serviço de consultoria que usa a comunicação e a inovação para Impulsionar temas relacionados à natureza, inclusão social, ESG, clima e transformação.

A relação da agricultura com a biomimética foi um ponto importante na palestra. O entendimento de como a natureza funciona pode auxiliar as tecnologias utilizadas no agro, diminuindo riscos e o tempo gasto em projetos e pesquisas. 

Carol também apresentou alguns cases em que a biomimética auxilia a agricultura, diminuindo o desperdício de alimentos, por exemplo. De acordo com Carol, “a agricultura é um dos únicos setores que afeta diretamente o setor primário, secundário e terciário diretamente”.

A segunda parte da palestra teve um espaço mais interativo, para que o público desse sugestões e opiniões sobre propósito, relações humanas e assuntos relacionados.

Palestra 2 – Gilberto Ribeiro da Vox Capital | Fundo de investimento no agro

A segunda palestra tratou sobre fundos de investimento no agronegócio. Nela, o evento recebeu Gilberto Ribeiro, CIO e sócio da VOX Capital, uma gestora pioneira na América Latina de investimentos de impacto. A VOX aplica o dinheiro investindo transformando-o em legado positivo para o investidor e para o mundo.

Gilberto iniciou dando um resumo geral sobre a Vox e seguiu para falar, especificamente, sobre um produto lançado recentemente, a “VOX Regai 15.3 Regenerativo”. Esse é um fundo de impacto brasileiro focado no investimento e recuperação de terras agrícolas degradadas para a produção agropecuária regenerativa.

O VOX Regai busca construir uma solução eficiente e rentável seguindo as diretrizes do ODS 15, que trata sobre a proteção da vida terrestre, para mitigação das mudanças climáticas.

A VOX prospecta as terras degradadas, restaura a saúde dos solos e inicia a produção agropecuária regenerativa. O investimento nessas terras é feito de forma indireta, através da aquisição da participação no capital de sociedades investidas que cumpram integralmente os critérios ESG descritos no regulamento. De acordo com Gilberto, “esses sistemas podem trazer maiores ganhos de lucratividade para o produtor rural.”

Palestra 3 – Francisco Jardim da SP Ventures | Investimento no agro e agricultura regenerativa

A transformação que a agricultura pode causar e o investimento no agro foram os destaques da terceira palestra, guiada por Francisco Jardim. Ele é sócio e diretor da SP Ventures, um fundo que investe em soluções tecnológicas para agricultura e alimentos em toda a América Latina.

Chico trouxe a questão de Venture Capital, uma modalidade de investimentos usada para apoiar negócios iniciantes ou com algum tipo de dificuldade financeira.

A insegurança alimentar, aumento da demanda de alimentos (principalmente proteína animal)  e como o agro pode ser o responsável por mudar esse cenário e o mundo também foram pontos levantados pelo palestrante.

De acordo com Chico, “agora, precisamos nos espelhar na natureza para identificar como podemos conseguir criar uma agricultura de altíssima produtividade e mais equilibrada, seguindo os exemplos da floresta”.

A agricultura regenerativa é uma forma de garantir a segurança alimentar de uma forma sustentável. A partir desse dilema, foram definidas 3 grandes teses: 

  • Tornar a agricultura química mais biológica;
  • Criar uma nova indústria de serviços financeiros intensivos em tecnologia para o agro, conhecidas como fintechs do agro;
  • Possuir um market place para atender as necessidades atuais da agricultura global.

Chico destacou o avanço do agro brasileiro nas últimas décadas, principalmente na parte de pesquisa. Ele cita também o ótimo desempenho desse setor da economia em diversos cenários, se mostrando resiliente e contribuindo com o aumento do PIB do país.

A primeira parte do evento foi finalizada com uma roda de perguntas para os palestrantes, em que surgiram dúvidas, por exemplo, sobre como os investidores tradicionais enxergam os investimentos de impacto, atualmente. De acordo com Gilberto, sócio da VOX, essa relação depende muito do perfil de cada investidor e se esse tipo de investimento faz sentido em seu portfólio.

ENCERRAMENTO

Para finalizar o evento, a fundadora do Impact Hub Brasília, Deise Nicoletto teve um momento de bate-papo e sugestões com o público sobre atividades para o Impact Hub Goiânia, que está em processo de desenvolvimento.

Nessa dinâmica, surgiram diversas ideias como incubação de inovações, qualificação do público local para o universo de impacto social e sensibilização sobre empreendedorismo social.

Relacionados
útimas publicações