setembro 27, 2023

A vida é melhor em comunidade: entrevista com Cíntia Annater, Diretora Executiva da JA Distrito Federal

“A Vida é Melhor em Comunidade’’ é uma série de entrevistas que tem como objetivo apresentar alguns empreendedores da comunidade do Impact Hub Brasília, contar um pouquinho sobre curiosidades e sua jornada, incluindo as conquistas e os desafios.

Na entrevista de hoje da “A vida é melhor em comunidade“, apresentamos a Cíntia, ela é socióloga formada pela Universidade de Brasília, mãe de dois filhos, e uma pessoa que possui muita fé em Deus. Hoje, ela é Diretora Executiva da Junior Achievement (JA) Distrito Federal, onde trabalha há 10 anos.

Acompanhe a entrevista e conheça curiosidades, desafios e conquistas da sua jornada:

Qual problema sua empresa objetiva resolver? 

A JA tem como propósito Inspirar e preparar jovens para terem sucesso em uma economia globalizada, pois entendemos que é necessário despertar a juventude para diferentes caminhos e possibilidades.

Qual foi a solução encontrada? 

Proporcionamos experiências de aprendizagem aos jovens, tanto com métodos formais como dispondo de ferramentas e outras metodologias que permitam a interação e obtenção de conhecimento.

Quais experiências te ajudaram a não se sentir sozinha durante a jornada empreendedora? Cite algumas situações que vivenciou. 

Mudar o escritório da JA para o Impact Hub Brasília permitiu nos conectarmos com outras pessoas e organizações que trabalham com propósitos correlatos, então, houveram situações que os laços que formamos na convivência permitissem parcerias de experiência.

Qual conselho você daria para si mesma quando começou a empreender? 

Se comprometa com a qualidade da entrega e confie que a boa colheita virá.

O que, ou quem te inspira e por quê? 

Busco inspiração nas histórias de homens e mulheres que creram contra as circunstâncias ou pessoas que diziam ser impossível.

Sabemos que a jornada empreendedora não é fácil. Você já teve que abrir mão de algo? Nos conte uma renúncia.

São algumas, mas acho que a mais difícil é abrir mão do tempo com minha família. Muitas vezes, para chegar onde precisamos é necessário abrir mão de estar quieta com eles.

Qual o maior desafio que você enfrentou até o momento?

Estamos enfrentando: realizar um evento presencial para 5000 jovens.

Qual conquista mais te marcou durante sua jornada?

Aqui na JA, a marca de 15.106 experiências geradas em 2022. Se olharmos para a quantidade de quilômetros percorridos para levar inspiração aos jovens do DF, foi o equivalente a uma volta no planeta terra. 

Quais alguns destaques de resultados obtidos? 

A Junior Achievement DF (JA DF) está presente no Distrito Federal há mais de 18 anos, com a missão de inspirar e preparar jovens para terem sucesso em uma economia globalizada. Atuamos com a aplicação de programas desenvolvidos por uma equipe de pedagogos brasileiros e estrangeiros para proporcionar aos estudantes, programas replicáveis tanto nacional quanto internacionalmente.

No Brasil e no mundo, a metodologia da JA vem sendo reconhecida e validada por seus parceiros e organizações de certificação, estando na sexta posição do ranking Top 10 Global de SGOs, na categoria de bem social ou utilidade social, no ranking da The Dot Good pelo quarto ano consecutivo, e pelo segundo ano consecutivo ao NOBEL da Paz. A JA está no TOP 100 Global de Local de Trabalho para Inovadores – Ranking da Fast Company, e recebeu o selo de reconhecimento como organização na estratégia de combate à corrupção e lavagem de dinheiro pelo Conselho Nacional do Ministério Público (caráter federal).  

Quais os planos para o 2023? Existem mudanças previstas ou produtos a serem lançados? 

Ainda este ano, nossa maior iniciativa será  o NAU FEST, um festival de conteúdo para 5000 jovens, que acontecerá em mais outros 7 países que pertencem à Rede JA. Serão trilhas de conhecimento proporcionadas gratuitamente para os jovens do DF.

Que mundo você quer deixar para o mundo? 

Um mundo com possibilidades saudáveis e positivas para os jovens, independente de classe social. Um lugar que se possa viver com dignidade, respeito e oportunidades.

Esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a Cíntia e sua jornada. Se você quer aumentar seu networking e conhecer outros empreendedores sociais da nossa comunidade de impacto, associe-se aqui

Até a próxima entrevista da série “A vida é melhor em comunidade”! Fique de olho nas nossas redes sociais e cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos de empreendedorismo e sustentabilidade.

Relacionados
útimas publicações