dezembro 14, 2023

A vida é melhor em comunidade: entrevista com Tamiris Silva, proprietária da Nutrili

“A Vida é Melhor em Comunidade’’ é uma série de entrevistas que tem como objetivo apresentar alguns empreendedores da comunidade do Impact Hub Brasília e contar um pouquinho sobre curiosidades da jornada de cada um. Na entrevista de hoje, apresentamos a Tamiris, proprietária da Nutrili. Ela é uma carioca que chegou em Brasília há 5 anos em busca de crescimento profissional e pessoal. 

Tamiris é uma nutricionista que cuida da saúde de empresas, formada há 11 anos pela Universidade Federal Fluminense em Niterói, Rio de Janeiro. A jornada de Tamiris no empreendedorismo se iniciou em 2017, quando decidiu criar a Nutrili, após finalizar uma pós-graduação em Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos. Logo depois, ela se mudou para Brasília para dar continuidade ao projeto.

Confira algumas perguntas que foram feitas à Tamiris:

Qual problema seu empreendimento objetiva resolver? 

Os empresários da área de alimentação possuem diversas dificuldades, tais como: organizar uma produção de alimentos eficiente e limpa, seguir normas técnicas da Vigilância Sanitária, receber fiscalizações, treinar seus colaboradores com o mínimo de conhecimento em higiene de alimentos, criar produtos e cardápios com uma pegada mais saudável e alinhada com a sua marca. Enfim, existem diversos problemas em um negócio de alimentação que somente profissionais de alimentos conseguem resolver. 

Qual foi a solução encontrada? 

A Nutrili cuida de negócios de alimentação. Nosso objetivo é trazer tranquilidade aos empresários e garantir um alimento saboroso e seguro para a sua clientela. 

Nossos principais serviços são: 

  • A implantação de boas práticas e a supervisão sanitária. Esse é o principal serviço da Nutrili, no qual implantamos processos para garantir uma produção de alimentos limpa, organizada, que segue padrões e gera menos desperdício de alimentos. 
  • Elaboramos o principal documento de um negócio de alimentação: o Manual de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos. Logo após essa fase, acompanhamos cada cliente em visitas periódicas de supervisão sanitária para realizar a manutenção dos processos aplicados. 
  • Rotulagem de produtos. Serviço no qual elaboramos o rótulo nutricional de produtos alimentícios para circulação no mercado. A rotulagem de alimentos é obrigatória para todos os alimentos embalados na ausência do consumidor. Em outubro de 2021, a legislação de rotulagem de alimentos no Brasil foi atualizada com objetivo de fornecer informações mais claras de cada produto para o consumidor. 
  • Laboratório de produtos e cardápios saudáveis. Nele,  criamos produtos ou cardápios do zero para negócios de alimentação. Contamos com profissionais parceiros de diversas áreas, como: nutricionista, chef de cozinha, engenheira de alimentos, designer, audiovisual, etc. Criamos produtos alinhados à marca do cliente com a expertise da Nutrili.

Quais experiências te ajudaram a não se sentir sozinha durante a jornada empreendedora? Cite algumas situações que vivenciou. 

Como mudei de cidade para empreender, senti ainda mais dificuldades no início da Nutrili em Brasília. Neste tempo, sempre procurei me conectar com o máximo de pessoas da área e frequentar lugares como coworkings, cafés e eventos.

Qual conselho você daria para si mesma quando começou a empreender? 

Romantizar menos o empreendedorismo. O sonho de empreender sempre me motivou, mas sempre me escondeu também as dificuldades de ter uma empresa. Acho que estudaria mais sobre processos de empresas e vendas desde o início. 

O que, ou quem te inspira e por quê? 

Minha mãe é minha principal inspiração. Sempre batalhou muito para me dar uma educação de qualidade e me manter no período da faculdade, já que era em período integral. Logo, ela é meu maior exemplo de dedicação, força e foco!

Sabemos que a jornada empreendedora não é fácil. Você já teve que abrir mão de algo? Nos conte uma renúncia. 

Muitas! Minha principal renúncia foi mudar de cidade para a Nutrili dar certo. Ficar longe da família e amigas, me abdicar de momentos de lazer; mas sempre tentei equilibrar e ter em mente que esse esforço era parte de um objetivo maior.

Qual o maior desafio que você enfrentou até o momento? 

Meu maior desafio, sem dúvidas, foi empreender no período da pandemia, já que meu principal público-alvo, restaurantes, cafés, mercados e pequenas indústrias, enfrentavam medidas rígidas de higiene e portas fechadas. Logo, atrair clientes nessa época foi meu maior desafio.

Qual conquista mais te marcou durante sua jornada? 

Conquistar clientes na época da pandemia mesmo com todo aquele cenário instável foi bem marcante. Acredito também que o ano de 2023 está sendo e será especial, ano que tivemos um crescimento relevante e reconhecimento na área. 

Quais alguns destaques de resultados obtidos?

Em 5 anos de funcionamento em Brasília, a Nutrili já atendeu mais de 80 empresas da área de alimentação, com mais de 500 colaboradores treinados e mais de 50 produtos criados.  Garantimos a qualidade de produtos e serviços nas empresas que cuidamos.

Quais os planos para o 2024? Existem mudanças previstas? Produtos a serem lançados?

Muitos! O ano de 2024 está sendo bem planejado para ser um ano importante e memorável na Nutrili. Estamos na expectativa de dobrar nosso número de clientes fixos; aumentar nossa equipe; realizar um evento sobre alimentação diferenciado na capital do país; além de ter um novo serviço na área de sustentabilidade e se tornar a principal referência na área de consultoria para negócios de alimentação de Brasília. 

Que mundo você quer deixar para o mundo? 

Um mundo no qual nos preocupamos mais com a qualidade e a origem dos alimentos e nos locais que consumimos; em que a segurança de alimentos seja acessível para todas as camadas da população. Um mundo mais saudável, empático e consciente. 

Esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a Tamiris e sua jornada inspiradora. Se você quer aumentar seu networking e conhecer outros empreendedores sociais da nossa comunidade de impacto.

Até a próxima entrevista da série “A vida é melhor em comunidade”! Fique de olho nas nossas redes sociais e cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos de empreendedorismo e sustentabilidade.

Relacionados
útimas publicações