janeiro 6, 2023

Pequenas empresas e negócios de impacto ganham mais espaço no Brasil

Apesar do aumento no número de startups, é necessário bastante estudo antes de abrir um empreendimento, principalmente no que diz respeito aos negócios de impacto

De acordo com um estudo feito pelo Sebrae, as micro e pequenas empresas geraram sete a cada dez empregos em julho de 2022. Mais de 1,1 milhão de novos postos foram criados pelos pequenos negócios, sendo que todos os setores apresentaram saldo positivo. Com isso, o investimento em startups também aumentou. De acordo com a Associação Brasileira de Startups, 35,2% delas receberam investimento em 2021, enquanto 44,3% possuíam rodada de investimento aberta.

De uma perspectiva mais afunilada para os negócios de impacto, os dados se tornam ainda mais interessantes. Segundo um mapeamento feito pelo Pipe.Labo e divulgado em 2021, 1300 empresas brasileiras se declararam como empreendimentos do tipo. Isso representa um aumento de 29,7% em relação ao levantamento feito em 2019, o que de certa forma é inesperado para um período como a pandemia. No ano de 2020, os investimentos em negócios de impacto somaram pelo menos R$ 1 bilhão, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Aspen Networks Development Entrepreneurs.

Desafios para abertura de negócios de impacto

No entanto, abrir um iniciar um empreendimento de impacto não é algo tão simples. Para Deise Nicoletto, CEO do Impact Hub Brasília, existem diversos fatores que, ao abrir uma empresa, exigem ainda mais atenção quando se trata de um olhar voltado ao cuidado socioambiental. “É necessário muito estudo antes de começar a empreender, tanto sobre burocracias e legislações quanto sobre os riscos no negócio. No entanto, para uma startup de impacto, outros estudos são necessários além da análise de mercado. É preciso olhar para a viabilidade econômica, planejamento estratégico, mensuração e avaliação de impacto, sustentabilidade, ESG, entre outros”, explica.

A boa notícia é que já existem recursos para auxiliar aqueles que desejam iniciar um empreendimento de impacto. O próprio Impact Hub Brasília, por exemplo, possui serviços de consultoria e mentoria para empresas do ramo. Além disso, auxiliam na abertura de um CNPJ e registro do endereço fiscal. Outra opção para aqueles que necessitam de um espaço físico são os planos de coworking, que oferecem diferentes possibilidades para trabalhar.

Portanto, apesar do cenário positivo para os pequenos empreendimentos no Brasil nos últimos anos, é necessário que haja uma boa estrutura e organização para iniciar uma empresa. Buscar ajuda externa é uma ótima forma de se preparar para os desafios que a abertura de um negócio possui e alinhar os objetivos do empreendimento com as ações a serem tomadas.

*Conteúdo por Proativa Comunicação

Relacionados
útimas publicações