julho 26, 2022

Metodologia SCRUM e boas práticas ao gerenciar projetos

A metodologia SCRUM e uma boa gestão de projetos podem causar um grande impacto na sua empresa.

Uma empresa que sabe gerir bem seus projetos é mais ágil, dinâmica e está sempre preparada e disposta para trazer mais valor aos seus clientes. Então, é de extrema importância desenvolver mais a habilidade de gestão de projetos para a sua empresa se destacar no mercado. Pensando nisso, precisamos pensar em como gerir nossos projetos da melhor maneira possível.  

Para isso, é necessário entender um pouco mais sobre o conceito básico de um projeto. Quando falamos de um projeto, estamos falando de algo temporário que necessita de planejamento, execução e controle. Então, precisamos focar nesses três pilares para ter sucesso e qualidade em cada projeto.

Todos os envolvidos no projeto precisam ter um propósito em comum, já que os propósitos movem pessoas e fazem elas persistirem  mesmo não sabendo como alcançar seus objetivos. Por isso, metas devem ser construídas e deixadas claras desde o início do projeto. Assim, a equipe deve se reunir no início e definir quais seriam os indicadores de sucesso de tal projeto. Onde é o nosso ponto de partida e o que queremos alcançar devem ser esclarecidos logo na fase inicial, para que ao longo do projeto o seu propósito não seja perdido. 

A execução do projeto

Com os objetivos traçados, é hora de partir para a execução. Quando falamos disso, estamos falando tanto da questão de realizar atividades quanto delegá-las. Uma equipe que possui confiança e alinhamento na comunicação, faz um bom trabalho e tem uma maior fluidez em suas atividades. E como podemos potencializar isso? Bom, a simples implementação de feedbacks ou dinâmicas que incentivem a aproximação dos colaboradores são bem-vindos.

Para que isso seja efetivo, é necessário ter uma pessoa como ponto central no projeto que irá coordenar, ou seja,  unir as informações, processar e tomar as próximas decisões. Isso tudo,  cuidando das demais pessoas do projeto e tirando o melhor de seus atributos. Uma tarefa que não é fácil, mas pode ser alcançada com a identificação dos traços dos funcionários da sua equipe e formando times que se equilibram e se complementam. 

Com as equipes formadas, o próximo passo é estipular rotinas e uma metodologia que irá padronizar atividades e facilitar o entendimento e condução do processo. Assim, as discussões são relacionadas a conteúdos e como entregar mais valor com as atividades, e não em relação a métodos ou rotinas para a realização de cada demanda. Dessa forma, a equipe tem mais tempo para agregar mais pontos relevantes, soluções e ideias.

A metodologia SCRUM

Pensando em metodologias, o SCRUM é uma das principais quando falamos de gerenciamento de projetos. Trata-se de um método de trabalho com aplicação de pequenos ciclos de atividades de um projeto. Ele tem como base, a transparência, inspeção e adaptação, com o objetivo de facilitar o trabalho em equipe e simplificar processos complexos e longos.

Como a metodologia SCRUM funciona? 

Cada ciclo de atividade é planejado previamente e se chama sprint, composto por um período de tempo predefinido, que normalmente varia entre uma a três semanas, nas quais as tarefas devem ser realizadas. O principal objetivo é entregar, de forma produtiva e criativa, produtos com o maior valor agregado possível.

O plano é que a equipe do projeto se reúna e monte o planejamento da sua sprint levando em consideração as atividades que devem ser realizadas no projeto (backlog da sprint). Assim, a equipe analisa a viabilidade das atividades, estabelecendo metas e implementos, mas sempre levando em consideração que o objetivo final da sprint não deve ser comprometido.

Ao final da sprint, deve haver uma retrospectiva, ou seja, um momento em que a equipe se reúne para registrar e analisar o período, apontando o que foi bem sucedido e o que deve ser melhorado. Assim, a evolução durante o projeto é constante, e o valor agregado das entregas é cada vez mais eficaz.

Esses são métodos base da metodologia SCRUM que podem ajudar muito a gerir projetos da sua empresa da melhor maneira possível. Além da metodologia SCRUM, existem várias outras que podem se adaptar melhor de acordo com a preferência ou estrutura da empresa. Porém, independente de qualquer metodologia que for seguida na organização, devem estar sempre no centro de qualquer estrutura a comunicação clara, a transparência e a dedicação ao aprimoramento contínuo.

O que está além da metodologia SCRUM

Incentivar a liderança é algo fundamental para o desenvolvimento tanto de seus projetos quanto de seus colaboradores. Dar espaço para cada pessoa protagonizar suas ideias gera um senso de pertencimento que é fundamental para que as atividades sejam cumpridas com êxito e a base de seus projetos esteja consolidada. Assim, as pessoas têm mais atitude, proatividade, se antecipam na solução de possíveis desafios e atingem as metas estabelecidas. Pronto! Está criada a base para uma equipe com maior potencial.

É importante lembrar que a gestão de projetos, como qualquer outra área em uma empresa, deve buscar o progresso. Cada projeto será diferente e trará aprendizados que devem ser compartilhados com todos. Com o conhecimento podemos evoluir e trazer inovação a cada atividade, já que uma organização, atualmente, não pode se prender à rigidez. Compartilhando, se tem mais perspectivas e é possível gerar uma engrenagem para o desenvolvimento, além de implicar na confiança entre gestores e colaboradores. 

Por fim, o resultado que você quer alcançar depende muito de como você vai conduzir os seus projetos e organizá-los.  Então reflita: você está gerindo os seus processos de uma maneira agregadora? Você está planejando bem as suas atividades? Está fazendo o melhor para o seu cliente? 

Procure a melhor maneira de executar os seus processos, se adaptar, engajar e crescer, porque é isso que vai diferenciar uma empresa no mercado. 

Material Extra

Durante a execução do programa Acelera Cerrado, várias metodologias e conteúdos foram abordados para as organizações participantes, como Gestão de Projetos, Teoria U, Teoria da Mudança, Inovação em Governança, Trabalho Virtual e Colaborativo, Projetos para Editais, Agenda2030, Advocacy, entre outros.

Ao final do programa, foi elaborado um documento com os Resumos Visuais dos conteúdos para facilitar o entendimento de cada assunto. Acesse aqui o material realizado pela Arte da Conversa.

O Acelera Cerrado é um programa de capacitação de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que trabalham na conservação do Cerrado brasileiro. O objetivo é aprimorar condições técnicas e de gestão para fortalecer a atuação dessas iniciativas na preservação do bioma e valorização das comunidades locais. O programa é realizado pelo Impact Hub Brasília, com parceria do Impact Hub Curitiba e apoio e financiamento do Fundo de Parceria Para Ecossistemas Críticos (CEPF), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Instituto Humanize, Instituto Nova Era e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Projetos e Programas do Impact Hub Brasília

O Impact Hub é uma organização global de espaços colaborativos, comunidades empreendedoras e programas de capacitação que inspiram, conectam e geram impacto. Nós acreditamos que um mundo melhor é criado através das realizações conjuntas de indivíduos criativos, comprometidos, apaixonados e focados em um propósito comum.

Para isso, criamos e implementamos programas e projetos inovadores para empresas que querem se envolver com as causas de impacto. Geramos conexões através da nossa comunidade; eventos e experiências; e do nosso espaço compartilhado. Promovemos conteúdos relevantes, facilitações com tecnologias sociais, capacitações e a articulação de redes.

Clique aqui e conheça os projetos e programas realizados pelo Impact Hub Brasília.

*Conteúdo pelo Grupo Gestão, criado exclusivamente para o Impact Hub Brasília

Relacionados
útimas publicações