julho 27, 2022

Programa Descentraliza 2021 lança relatório de resultados

Sobre o programa Descentraliza

O Descentraliza é uma iniciativa do Impact Hub Brasília em parceria com o Instituto Sabin que, por meio de uma jornada de fortalecimento organizacional com duração de 6 (seis) meses, incentivou o desenvolvimento de 10 (dez) iniciativas que atuam com impacto social nas regiões administrativas do Distrito Federal, entre os anos de 2021 e 2022.

O programa tem como finalidade selecionar iniciativas que sejam ou tenham potencial para se tornar um negócio de impacto; que atuem na periferia do DF; e que precisem de apoio para o desenvolvimento, estruturação e aperfeiçoamento de seus processos de gestão.

A intenção do programa é, em parte, disseminar a temática do empreendedorismo de impacto e reconhecer iniciativas potencialmente alinhadas ao conceito. Além disso, outro objetivo é torna-las parte ativa do ecossistema e apoia-las em sua jornada de desenvolvimento.

Dez organizações com diferentes perfis participaram das atividades do programa, representando 8 regiões administrativas do Distrito Federal. As temáticas trabalhadas nas oficinas e mentorias do programa foram definidas apenas após a seleção dos participantes. Essa escolha objetivou um olhar específico para as necessidades das organizações selecionadas, um ponto crucial para o sucesso do programa.

Além disso, as organizações trocaram experiências e aconselhamento entre si em reuniões bimestrais facilitadas pelo projeto, que contaram com a participação de especialistas no setor. Também foram realizadas atividades para informar e divulgar ações das iniciativas para a comunidade de impacto do Distrito Federal.

Resultados

O programa obteve resultados positivos em todos os indicadores, demonstrando a evolução das organizações em aspectos técnicos de gestão, como planejamento estratégico e financeiro. O maior impacto do Descentraliza foi a melhoria dos conhecimentos e envolvimento das iniciativas participantes quanto ao ecossistema de impacto.

Após a participação no programa, os participantes se sentem mais preparados para conceituar negócios de impacto. Ainda que, apenas duas das organizações representem a fonte primária de recursos de seus representantes no momento, 9 em 10 dos respondentes ao formulário afirmaram concordar ou concordar totalmente com a possibilidade de se manter financeiramente através das organizações em um futuro próximo.

Também vale destacar o avanço na percepção das organizações quanto a sentirem-se parte do ecossistema de impacto. Antes do programa, 67% discordavam e após o programa apenas 1 indivíduo discordou da afirmação, um avanço de 57%. 

Um dos legados do programa foi a elaboração de uma revista digital com metodologias propostas pelas organizações participantes. A revista apresenta 7 propostas metodológicas em temas variados, contendo um passo-a-passo para a replicação pelo leitor.

Aprendizados

Apesar de não ser uma surpresa, selecionar empreendimentos com visão de impacto aliada a uma visão de negócio em bairros considerados mais vulneráveis foi um dos desafios enfrentados. Das organizações selecionadas, 6 delas são associações sem fins lucrativos, 2 são MEI, 1 é uma Sociedade Limitada e outra ainda está em processo de regularização.

Mais um obstáculo a ser superado, foi o fato de que muitos empreendimentos de impacto no Brasil não se percebam como tal, apesar de reunirem características essenciais para essa classificação, como atuação focada na geração de impacto aliada à sustentabilidade financeira. A dificuldade de mapear essas organizações denota a necessidade de fortalecimento de ações e programas focados nas etapas iniciais da jornada empreendedora de impacto, especialmente nas fases de sensibilização e ideação.

Acreditamos que uma atuação coordenada dos atores do ecossistema local para apoiar as iniciativas uns dos outros faria com que o ambiente empreendedor se tornasse mais rico e favorável. Esse ambiente também possibilitaria ao empreendedor, especialmente os periféricos, navegar por todas as etapas da jornada empreendedora até a fase de ganho de tração e escala.

Para checar o relatório de impacto completo, clique no botão abaixo ou no link a seguir: https://mailchi.mp/impacthub/relatoriodescentraliza

Texto por Natalia Teichmann – Coordenadora do Programa Descentraliza

Relacionados
útimas publicações