outubro 24, 2022

Como abrir sua empresa em 2022

Transformar ideias em um negócio real pode ser um grande desafio para os empreendedores que pretendem abrir sua própria empresa. Existem diversas burocracias e legislações que regem a abertura de um empreendimento, além das dúvidas e incertezas se a ideia dará certo ou não quando implementada de fato. 

A boa notícia é que existem alguns passos que auxiliam a abrir sua empresa de forma mais tranquila e embasada, e inclusive buscar ajuda e auxílio externos pode ser uma boa decisão. Os principais pontos a serem levados em conta antes da abertura de fato são: 

1- Análise do mercado no qual o negócio será inserido;

2- Análise da viabilidade financeira/ econômica de abertura; 

3- Criação de metas e indicadores de abertura e seguimento do negócio para os próximos anos;

4- Gerenciamento das principais rotinas e atividades do dia a dia do empreendimento;

5- Gestão de conhecimento acerca do relacionamento com o cliente.

Com maior conhecimento do mercado, viabilidade e público do setor, é possível abrir seu próprio negócio de maneira mais embasada. Além disso, você começa a empresa com metas e indicadores de crescimento bem estabelecidos.

Análise de Mercado para abrir sua empresa

A Análise de Mercado consiste no estudo aprofundado do mercado existente e busca responder, principalmente, às seguintes perguntas:

  • Há espaço no mercado para a abertura de um novo negócio nesse ramo? (Ex: academias, restaurantes, etc).
  • Os clientes irão se interessar/ comprariam a ideia e proposta de valor do meu negócio?
  • Há profissionais que gostariam de trabalhar no meu empreendimento?

Essas questões são de suma importância antes de abrir sua empresa, pois permitem ao empreendedor saber se a sua ideia será aceita ou não no mercado já existente, além de trazer informações sobre a sazonalidade do ramo para melhor planejamento financeiro. Essa pesquisa é feita por meio de questionários com potenciais clientes futuros e profissionais que podem vir a trabalhar no negócio.

Além disso, a Análise de Mercado é capaz de dizer qual será o principal público alvo que irá se interessar pela proposta de valor da empresa. Por exemplo, você pode vir a descobrir que o principal público alvo do seu empreendimento são mulheres jovens de 18 a 25 anos e esse embasamento pode ser utilizado em campanhas de redes sociais com investimentos nessa segmentação específica do público, sendo assim, mais certeiras e trazendo um maior resultado.

Viabilidade Econômica

Após a Análise de Mercado e o conhecimento de que há grandes chances da ideia do seu negócio ser aceita pelo público, parte-se para a etapa financeira. A Viabilidade Econômica tem o intuito de elucidar se a abertura da empresa será viável ou não e busca responder aos questionamentos:

  • Ao final de 3 anos, a abertura resultará em lucro ou prejuízo?
  • Em quantos meses terei retorno do investimento realizado?
  • Qual será a porcentagem de retorno sobre o investimento?
  • Quantos produtos/ serviços preciso vender mensalmente para cobrir os custos mensais?

A Viabilidade Econômica responde a esses questionamentos por meio de Simulações de Monte Carlo, que consistem em mais de 10 mil simulações para um melhor embasamento financeiro. É muito importante essa etapa de viabilidade, justamente porque muitos negócios fecham, pois têm prejuízo após 3 anos, ou não têm a ideia de quanto vender ao mês para cobrir as despesas. Após essa etapa, o empreendedor consegue tomar uma decisão mais sábia de abrir ou não o negócio, pois baseou-se no resultado de dados.

Planejamento Estratégico

Nessa etapa, após o conhecimento da aceitação do negócio no mercado e de sua viabilidade econômica de abertura, é interessante seguir para o Planejamento Estratégico da empresa e responder:

Qual/quais…

  • …a Missão, Visão e Valores da minha empresa?
  • ..a Proposta de Valor do meu produto/ serviço?
  • …o Business Model do meu empreendimento?
  • ..as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do meu negócio? Como resguardar-se dessas ameaças e aproveitar ao máximo as oportunidades?
  • …as metas e indicadores que irão nortear a trajetória e crescimento do meu negócio?

A principal importância do Planejamento Estratégico é mensurar métricas de crescimento e acompanhá-las. Quando todos da empresa possuem conhecimento das metas da empresa, a chance é grande de estarem alinhados e agindo para o melhor desenvolvimento do empreendimento.

Gestão de Rotinas

A Gestão de Rotinas é um complemento para o Planejamento Estratégico, já que presta o suporte do dia a dia para o alcance das metas de longo prazo. Buscar a definição e organização das atividades de cada colaborador é uma maneira eficaz de acompanhar suas tarefas. Nessa parte, é essencial ter responsabilidades bem definidas de cada pessoa do time e prazos para a realização de cada tarefa. 

Com a Gestão de Rotinas, os colaboradores sabem exatamente quais suas atividades e com que frequência devem ser desempenhadas. Alguns sistemas ajudam o time a se organizar melhor de forma profissional e pessoal. Ferramentas muito utilizadas na gestão de rotinas são o Trello e Google Agenda.

Relacionamento com o Cliente

A última etapa pré-abertura do negócio é a estruturação do acompanhamento da satisfação dos clientes. É de extrema importância saber:

  • Meus clientes estão satisfeitos?
  • Qual o maior ponto de satisfação dos clientes?
  • Qual o maior ponto de insatisfação dos clientes e como melhorá-lo?

Esse acompanhamento geralmente é feito no pós-venda, seja pessoalmente ou por ligação, ou até mesmo por meio de questionários de User Experience. Também é feita a estruturação da Jornada do Cliente, ferramenta que mostra os principais pontos de contato do cliente com o seu negócio, desde o conhecimento do produto ou serviço até sua compra e utilização. Dessa maneira, é possível focar em pontos de alavancagem na experiência do cliente e buscar sempre melhorias nos pontos de insatisfação.

Próximos passos

Tendo em vista as etapas de pré-abertura de um negócio, conclui-se que não precisa ser um processo estressante. Ao seguir esses pontos e contar com ajuda externa, seja de consultorias empresariais ou pessoas que conhecem mais sobre o empreendimento, é possível criar um novo negócio com muita mais tranquilidade, embasamento e segurança de que a escolha certa está sendo feita.
O Impact Hub Brasília ajuda você na abertura oficial do seu CNPJ e oferece o endereço fiscal, uma ótima solução para quem não quer gastar com aluguel de salas corporativas. Caso você já queira um espaço físico para trabalhar, conheça também os planos de coworking, que contam com mesas fixas ou compartilhadas, ou salas privativas para seu time. 

Caso ainda tenha dúvidas e precise de mais suporte para abrir sua empresa, a rede do Impact Hub Brasília também oferece mentorias gratuitas e muito networking para o seu negócio decolar de vez. É só se associar e aproveitar todos os benefícios de fazer parte de uma comunidade de empreendedores.

Confira também o Hubcast ”Abertura de empresas” sobre os processos necessários para formalizar seu negócio:

*Conteúdo pelo Grupo Gestão, criado exclusivamente para o Impact Hub Brasília

Relacionados
útimas publicações