março 27, 2023

A vida é melhor em comunidade: entrevista com Patrícia Martins do Espaço Evolução

A vida é melhor em comunidade

“A vida é melhor em comunidade’’ é uma série de entrevistas que tem como objetivo apresentar a jornada empreendedora de alguns membros  da rede do Impact Hub Brasília.

Na entrevista de hoje, apresentamos a Patrícia Martins Fernandez, CEO do Espaço Evolução. Ela é mãe do Gabriel e da Bebel, dois adolescentes atípicos num mundo em transformação. Educadora e nutricionista, sonha com um mundo mais justo.

Acompanhe a entrevista e conheça curiosidades, desafios e conquistas da sua jornada:

Qual problema seu empreendimento objetiva resolver? 

Questões socioemocionais como ansiedade, insegurança e pouca motivação dos jovens em aprender na escola. 

Qual foi a solução encontrada? 

Programas de desenvolvimento de soluções para um mundo em transformação pela ciência, arte, cultura, comida, integrando o protagonismo dos jovens de 10 a 14 anos em conectividade com a comunidade ao redor da escola para problematizar e gerar soluções criativas em torno da Agenda 2030

Quais experiências te ajudaram a não se sentir sozinha durante a jornada empreendedora? Cite algumas situações que vivenciou. 

Uma conexão é sempre uma experiência que traz energia para minha caminhada. Eu nunca estou só!

Qual conselho você daria para si mesma quando começou a empreender? 

Ter foco e tomar decisões de forma transparente, sempre direta. 

O que, ou quem te inspira e por quê?

Meus filhos e a forma como eles vivem no mundo. Me inspira ver jovens atípicos tentando se manter como são em meio a uma sociedade que quer enquadrar você numa cultura que te faz infeliz. Me inspira enfrentar esta cultura. O mundo precisa de pessoas atípicas.

Sabemos que a jornada empreendedora não é fácil. Você já teve que abrir mão de algo? Nos conte uma renúncia.  

Renunciar meu conforto financeiro de ser funcionária e uma troca de carro que não foi possível enquanto se empreende uma ideia. Também renúncias da família em vários momentos como férias e viagens.

Qual o maior desafio que você enfrentou até o momento? 

Aliar objetivo, impacto social e saúde mental e financeira. 

Qual conquista mais te marcou durante sua jornada? 

Ver que posso levar felicidade para tantos jovens que estão inseguros e ansiosos. Isso me inspira e me deixa feliz! Me sinto uma “mulher maravilha” vivenciando a felicidade do outro. 

Quais alguns destaques de resultados obtidos? 

Aumento da motivação dos jovens em aprender algo novo que é ao mesmo tempo desafiador e que pode ser uma profissão para o futuro. Criar e inovar entre os jovens. 

Quais os planos para esse ano? Existem mudanças previstas? Produtos a serem lançados?

Sim! Nosso programa Habilidades para a Vida para escolas públicas e privadas. 

Que mundo você quer deixar para o mundo? 

Um mundo em que as pessoas cuidam de si e do outro, um mundo cooperativo, sem vaidades e egos, em que as pessoas sejam de fato o que são e não o que aparentam ser nas redes sociais. Um mundo com pessoas mais felizes e com menos jovens acometidos de ansiedade e depressão nas escolas.

Esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a Patrícia e sua jornada. Se você quer aumentar seu networking e conhecer outros empreendedores sociais da nossa comunidade de impacto, associe-se aqui
Até a próxima entrevista da série “A vida é melhor em comunidade”! Fique de olho nas nossas redes sociais e cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos de empreendedorismo e sustentabilidade.

Relacionados
útimas publicações