maio 31, 2022

A importância da Gestão Financeira para o sucesso do negócio

A gestão financeira pessoal de bens e de dinheiro é muito comentada quando se fala do sucesso pessoal. Em contrapartida, muitas vezes a administração do dinheiro e bens das organizações empresariais é escanteada e deixada de lado, sendo que é de suma importância e indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Uma organização que não consegue controlar bem suas finanças está fadada ao fracasso.

Com uma boa gestão financeira, a empresa torna-se capaz de planejar metas futuras e acompanhá-las regularmente, resguardar-se de riscos inesperados ou até mesmo pensar se é válido correr alguns riscos específicos, como o risco de abrir um novo negócio ou de expandir uma empresa já existente.

Entre as maneiras de buscar uma boa gestão e administração dos recursos financeiros de uma empresa, destaca-se como uma boa iniciativa contratar uma empresa de consultoria, para que ela saiba exatamente a melhor maneira de ajudar com as finanças do negócio. Esses são alguns escopos prestados pelas empresas de consultoria e que podem ajudar o negócio financeiramente:

Gerenciamento Financeiro

O Gerenciamento Financeiro auxilia, principalmente, no entendimento da atual estrutura financeira da empresa ao entender, sobretudo, se o negócio está gerando lucro ou não. O gerenciamento consiste na criação de uma ferramenta para visualização das finanças da empresa, com todos seus custos e todas suas receitas. Geralmente, essa ferramenta visual é estruturada no Microsoft Power BI, software da Microsoft com funcionalidades gráficas incríveis, que é capaz de linkar diretamente com Planilhas do Excel. 

Com essa ferramenta visual, é possível ter uma base de dados para tomadas de decisão e enxergar possíveis gargalos ou despesas desnecessárias. Dessa maneira, com o Gerenciamento Financeiro há a possibilidade de visualizar indicadores quantitativos que mostram exatamente a situação financeira do negócio.

Precificação/Análise de Custo

A Precificação/Análise de Custo é de extrema importância para uma empresa saber se está cobrando o preço “correto”. Além disso, é ideal para negócios que lidam com vendas de produtos, principalmente, mas pode ser aplicado para vendas de serviços também. Inicia-se com o entendimento dos centros de custos da empresa, seguido por uma análise do impacto dos gastos com a produção no faturamento da empresa. É necessário analisar se o preço dos produtos está conseguindo destacar-se sobre o preço da produção dos mesmos, de maneira a aumentar o lucro líquido.

Após essas análises e estudos, é possível realizar uma precificação dos produtos/serviços de forma embasada e assertiva, sempre levando em conta os preços aplicados pelo mercado.

Valuation

O Valuation é utilizado principalmente para quando deseja-se vender/comprar ou repartir as partes da empresa entre os sócios. Com o Valuation é possível calcular quanto vale a empresa nos próximos anos e, claro, calcular quanto vale a empresa atualmente também. É muito importante entender o retorno de investimento que a empresa pode trazer para estimar seu valor de maneira assertiva. 

Viabilidade Econômica

A Viabilidade Econômica, por sua vez, merece destaque quando se quer saber a viabilidade de abrir um negócio através de indicadores, ou mesmo simular opções para expansão do negócio, caso ele já exista. Com a Viabilidade Econômica, busca-se entender os custos que haverá ao abrir a empresa, saber a provável rentabilidade do negócio e entender a sensibilidade dos indicadores envolvidos no negócio. Por fim, descrever como cada item da análise de entradas e saídas impacta na abertura da empresa como um todo. 

A Viabilidade Econômica, por meio de simulações, chamadas de Simulações de Monte Carlo (são feitas por volta de 10 mil simulações), promove a análise dos cenários de abertura: pessimista, realista e otimista. Dessa maneira, os investidores sabem quais serão as possibilidades de abertura do negócio, considerando os melhores e piores cenários possíveis. Isso possibilita embasar as escolhas por meio de dados e confiar que a melhor decisão foi tomada, seja ela a de abrir ou não o negócio.

Conheça outros escopos de consultorias que não são diretamente relacionados com a gestão financeira, mas que podem auxiliar muito o negócio acerca de custos financeiros:

Previsão de Demanda

A Previsão de Demanda consiste no que o próprio nome já diz: possuir um melhor conhecimento acerca das futuras demandas da empresa. Com a Previsão de Demanda é possível ter insumos para um planejamento e controle da produção e possuir mais embasamento nas tomadas de decisões, principalmente nos quesitos financeiro e estratégico. Com demandas bem previstas, a empresa pode planejar gastos futuros com, por exemplo, insumos e materiais e, dessa forma, ter um maior conhecimento das saídas mensais para planejar seu orçamento.

Gestão de Estoque

A Gestão de Estoque baseia-se no conhecimento e noção das entradas e saídas de produtos para saber os momentos em que deve-se reabastecer o estoque. Semelhante ao tópico anterior, a Gestão de Estoque possibilita à empresa mais controle e conhecimento das saídas mensais e gastos com reposição de produtos, ou seja, um orçamento mais previsível e uma melhor gestão financeira empresarial como um todo.

Para terminar, tendo em vista o exposto anteriormente, é indispensável uma boa gestão financeira para as tomadas de decisão acerca do negócio. Cada escopo adequa-se melhor às realidades e interesses diferentes de cada empresa. O importante é buscar ajuda externa, com profissionais especializados, que podem prestar o melhor suporte e apoio para a situação do negócio.

Uma empresa com boa gestão financeira:

  • Sabe se posicionar no mercado;
  • Sabe lidar com imprevistos;
  • Promove uma cultura de responsabilidade;
  • Possui uma rotina financeira mais ágil, com menos burocracia acerca de finanças;
  • Possui metas realísticas e embasadas em dados financeiros, que motivam e incentivam os colaboradores;
  • Está sempre preparada para quando surgirem oportunidades de investimento, expansão ou inovação.

Dessa forma, as decisões são embasadas em dados palpáveis e certeiros e com uma cultura atenta aos resultados e métricas. Uma empresa com boa gestão financeira diferencia-se das demais e tem todo o suporte e conhecimentos necessários para sua manutenção, crescimento e expansão.

Material Extra

Durante a execução do programa Acelera Cerrado, metodologias e conteúdos foram abordados para as organizações participantes, como Gestão Financeira, Captação de Recursos, Negócios Sociais, Agenda2030, Advocacy, Gestão de Projetos, entre outros.

Ao final do programa, foi elaborado um documento com os Resumos Visuais dos conteúdos para facilitar o entendimento de cada assunto. Acesse aqui o material realizado pela Arte da Conversa.

O Acelera Cerrado é um programa de capacitação de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que trabalham na conservação do Cerrado brasileiro. O objetivo é aprimorar condições técnicas e de gestão para fortalecer a atuação dessas iniciativas na preservação do bioma e valorização das comunidades locais. O programa é realizado pelo Impact Hub Brasília, com parceria do Impact Hub Curitiba e apoio e financiamento do Fundo de Parceria Para Ecossistemas Críticos (CEPF), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Instituto humanize, Instituto Nova Era e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Página dos Resumos Visuais sobre Gestão Financeira

*Conteúdo pelo Grupo Gestão, criado exclusivamente para o Impact Hub Brasília

Relacionados
útimas publicações