O impacto ambiental negativo não é restrito apenas à vida doméstica. Diariamente, cada ser humano pode produzir muito lixo em variados espaços, caso não se atente a detalhes mais sustentáveis que fazem toda a diferença. No Brasil, 79 milhões de toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) são geradas por ano, de acordo com o Panorama de 2020 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
Mas qual a diferença entre lixo e resíduo?
Vale ressaltar que há diferença entre lixo (rejeito) e resíduo. Para quem descarta, o lixo é considerado algo sem serventia, mesmo que ele ainda possa resultar em matéria-prima para um novo produto ou processo. Já para a área técnica, o lixo é tudo que não pode ser reutilizado, ou seja, reciclado. O resíduo é o que é considerado reutilizável/reciclável e recebe diversas classificações, de acordo com a NBR 10.004, norma da ABNT que classifica os resíduos sólidos no Brasil e os impactos ao meio ambiente e à saúde dos seres humanos.
Para diminuir o dano da produção de lixo em espaços de trabalho, algumas práticas simples podem ser adotadas pelas organizações. Atitudes mais sustentáveis levam um tempo para se tornar um hábito, mas são possíveis e necessárias de se colocar em prática! Em ambientes que passamos boa parte das nossas vidas, como escritórios, promover a sustentabilidade ajuda a construir um mundo melhor para todos.
No Impact Hub de Brasília o desafio é ainda maior: coworkings são espaços compartilhados, com alta circulação de pessoas diferentes, então criar e manter esses hábitos sustentáveis é um trabalho constante! Para isso, mantemos diversas práticas que nos ajudam a tornar o ambiente sustentável e com a redução do impacto ambiental negativo. Além disso, também fizemos parcerias como na reformulação do nosso espaço que, durante a reforma, contava com muitos materiais em ótimo estado que ainda poderiam ser reutilizados. Eles foram doados aos Projetos da Bandeira que realiza reformas habitacionais para pessoas em situação de vulnerabilidade social desde 2018.
Acompanhe, a seguir, quatro dicas sustentáveis implementadas por aqui e que você também pode colocar em prática na sua organização:
1 – Reciclagem e coleta seletiva
Normalmente, as pessoas costumam pensar que a coleta seletiva é algo que dá trabalho. Nada disso! Na verdade, utilizar lixeiras individuais é um problema dentro das empresas. Além de gerar mais lixo, esse ato pode comprometer a coleta seletiva do local na hora de separar os resíduos (recicláveis) dos rejeitos (lixo).
A solução é simples: implementar a coleta seletiva na sua empresa! Quando a organização do descarte parte de gestores, é mais fácil para os colaboradores ou coworkers abraçarem a ideia. Que tal substituir a lixeira individual por ecopontos de descarte? No nosso coworking, realizamos a separação de materiais, como tampinhas de plástico, pilhas, embalagens de chocolate e biscoito, lacres de latinhas e clips, instrumentos de escrita, tubos de pasta, esponjas, cápsulas de café e revistas e jornais (papel seco). Também separamos nossas lixeiras entre materiais recicláveis e rejeitos (o lixo que não tem jeito 😉).
A separação correta dos recicláveis e rejeitos se torna em recompensas! Em parceria com o Programa de Recompensa Gooders, nossos hubbers (coworkers) ganham vouchers de desconto em lojas parceiras a depender da performance obtida. Em relatório de fevereiro, geramos 52,7% de lixo orgânico, que em nossas composteiras, viram adubo orgânico. Conheça o Plano Conexão e se associe a nossa comunidade!!
2 – Faça compostagem
A compostagem é uma opção de descarte de resíduos biodegradáveis. Quando descartado de forma incorreta, esse tipo de lixo orgânico acaba contaminando o solo e produzindo gases de efeito estufa. Por meio da compostagem, se produz o húmus, adubo orgânico que ajuda no enriquecimento de nutrientes dos solos e pode ser utilizado em jardins e hortas. Em contato com a terra, esse adubo orgânico retém a umidade e mantém a temperatura equilibrada.
Nos ambientes de trabalho, a matéria orgânica do que sobrou do almoço, ou da casca de banana do lanche pode ser utilizada para a compostagem e produção desse rico adubo orgânico. No Impact Hub de Brasília, nossas composteiras estão a todo vapor produzindo adubo para o jardim. Realizamos o monitoramento desse descarte em parceria com o projeto 4 Hábitos Para Mudar o Mundo.
3 – Reduza o uso de papel e embalagem no escritório
Já parou para pensar quanto papel você e seus funcionários usam por dia? Multiplicando por 365 dias, esse número pode ser terrivelmente assustador! O papel, quando utilizado de forma exagerada, causa efeitos desastrosos ao meio ambiente, devido ao derrubamento de árvores, emissão de CO2 e desperdício de água na produção. De acordo com a organização Water Footprint Network são gastos, em média, 10 litros de água para a fabricação de uma folha de papel A4.
Vamos combinar que essa dica é quase obrigação em 2021, né? Imprimir só o fundamental, e, se for imprimir, utilize frente e verso. Aqui, mais uma vez, o papel dos gestores é fundamental: em muitas empresas os processos ainda exigem documentos impressos em diversas vias. Será que não está na hora de digitalizar esses processos e se despedir da papelada?
4 – Lave e reutilize utensílios
Ao invés de descartar, por que não lavar e reutilizar? Muitas embalagens podem ser reutilizadas, como os vidros e até plásticos mais resistentes (alô garrafinha de água, essa foi para você). A ideia é aumentar a vida útil de alguns desses materiais para evitar que eles sejam descartados antes do momento correto.
No meio ambiente, os plásticos causam malefícios que vão desde os oceanos até a cadeia alimentar dos animais que habitam o espaço e os seres humanos, por meio do consumo de peixe. O estudo Breaking The Plastic Wave, publicado em 2020 e feito pela parceria da Universidade de Oxford, Universidade de Leeds e Common Seas projeta que, em 2040, o volume de plásticos no oceano pode chegar a 600 milhões de toneladas.
Os motivos para parar de usar plásticos são muitos, então, a melhor saída é evitar e estimular os seus colegas colaboradores a não ficarem sem um kit de talheres e disponibilizar uma copa equipada com materiais de uso compartilhado para fugir dos descartáveis.
Avaliação de sustentabilidade para empresas
A Trilha +Sustentável é um produto destinado a empresas que querem melhorar suas práticas relacionadas à sustentabilidade, governança e impacto na sociedade. A partir da resposta de um formulário, o Impact Hub gera dados baseados na compatibilidade entre o negócio e as Agendas 2030 e ESG – a sigla quer dizer Environmental, Social and Governance, ou seja, na tradução para o português “boas práticas ambientais, sociais e de governança”. É feita uma avaliação e mapeamento dos pontos fortes e fracos da empresa ao ser comparada com os objetivos propostos pelas agendas.
Deise explica que a Trilha +Sustentável é uma excelente opção para as empresas que querem entender a própria sustentabilidade empresarial. “Uma empresa que está em compatibilidade com práticas ESG entende quais são seus impactos negativos e positivos na sociedade e consegue agir sobre eles”, conclui Deise.
Conheça nossas práticas sustentáveis
O que você achou das nossas dicas sustentáveis para produzir menos lixo na sua empresa ou coworking? Aproveite para colocar tudo em prática!
Caso você queira saber mais sobre como aplicamos a sustentabilidade por aqui, o Impact Hub de Brasília está de portas abertas para você conhecer o espaço e nossas práticas sustentáveis.