março 3, 2023

A vida é melhor em comunidade: entrevista com Maiara Gualberto da Tronik 

“A Vida é Melhor em Comunidade’’ é uma série de entrevistas que tem como objetivo apresentar alguns empreendedores da comunidade do Impact Hub Brasília, contar um pouquinho sobre curiosidades, conquistas e desafios em cada jornada.

Na entrevista de hoje, apresentamos a Maiara Gualberto, fundadora da TRONIK-Soluções em Resíduos. Ela tem 40 anos, é mãe, esposa, filha, preta, periférica, formada em Recursos Humanos e cursa a pós-graduação em meio ambiente e sustentabilidade. É líder da Socialtechs pela BrasilStartup,  ganhou o 1º lugar no Cocriation Lab de Samambaia, e é palestrante e funcionária da Wiz.co.

Acompanhe a entrevista:

Qual problema seu empreendimento objetiva resolver? 

Milhões de eletrônicos que são descartados indevidamente no meio ambiente.

Qual foi a solução encontrada? 

Coleta e reciclagem de resíduos eletrônicos.

Quais experiências te ajudaram a não se sentir sozinha durante a jornada empreendedora? Cite alguma situação que vivenciou. 

O Descentraliza foi o divisor de águas para a Tronik, principalmente pelas mentorias que o programa ofereceu.

Qual conselho você daria para si mesma quando começou a empreender? 

Tirar a ideia do papel é difícil, mas com parcerias vamos longe e melhor.

O que, ou quem te inspira? E por quê?

O que me motiva é poder ajudar o meio ambiente através de poucas atitudes e com a colaboração de parceiros: uma pessoa sozinha vai longe, mas junto com um time, vai ainda mais longe e melhor. O meu pai, Volme, é a minha maior inspiração. A história de superação da Michele Obama também me inspira por ser uma mulher negra.

Sabemos que a jornada empreendedora não é fácil. Você já teve que abrir mão de algo? Nos conte uma renúncia. 

Renunciei muitos investimentos por não ter o conhecimento devido ainda.

Qual o maior desafio que você enfrentou até o momento? 

O maior desafio foi a logística. Tive uma mentoria com Chicão, em que isso ficou claro.

Qual conquista mais te marcou durante sua jornada? 

A minha primeira coleta na empresa ZAPAY. Aline e Kalebe me receberam muito bem. Aquele dia fiquei muito emocionada, foi a porta de entrada das coletas nas grandes empresas.

Quais alguns destaques de resultados obtidos? 

1º lugar no Cocreation Lab, participação no Campus Party 2022, INOVA SEBRAE 2022, Inovation de impacto 2022 , Capital S/A e matéria no Correio Braziliense.

Quais os planos para o 2023? Existem mudanças previstas? Produtos a serem lançados? 

O plano de 2023 é obter 2 milhões de toneladas de coletas de resíduos eletrônicos na parceria da Tronik com a Desctec Natureza e Tecnologia, além de trazer uma filial para Brasília, já que a matriz fica em Goiânia.

Que mundo você quer deixar para o mundo? 

Quero deixar um mundo de oportunidade de impacto positivo ao meio ambiente e um planeta sustentável. Quero mais igualdade, em que todos possam ter oportunidades e que cada catador de reciclagem tenha dignidade, possa deixar de ser invisível e passe a ser visto como protetor da natureza, com todos os seus direitos protegidos. Que toda cidade possa ter uma coleta seletiva e que isso se torne uma obrigação de cada cidadão, governo e empresa.

Esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a Maiara e sua jornada com a Tronik. Se você quer aumentar seu networking e conhecer outros empreendedores sociais da nossa comunidade de impacto, associe-se aqui

Até a próxima entrevista da série “A vida é melhor em comunidade”! Fique de olho nas nossas redes sociais e cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos de empreendedorismo e sustentabilidade.

Relacionados
útimas publicações