dezembro 18, 2020

Seminário Internacional de Impacto: 3º dia evidenciou particularidades dos países e efeito positivo da cocriação

Saiba como foram os talks, entrevistas e rodas de conversa do
terceiro dia do Seminário Internacional de Impacto

O Impact Hub Brasília e a Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (ENIMPACTO) realizaram o Seminário Internacional de Impacto com programação que contou com diversos convidados, gestores públicos e privados, em um evento público e on-line.

O terceiro dia de evento não se separou em painéis, como nos dois primeiros dias. Foram feitas talks, entrevistas e rodas de conversa que falaram sobre as particularidades de cada país e os efeitos positivos da cocriação dentro dos ecossistemas de impacto.

Abertura do Seminário Internacional de Impacto

A abertura do terceiro e último dia de seminário contou com a sócia-fundadora do Impact Hub Brasília, Deise Nicoletto, dando as boas-vindas aos convidados e agradecendo ao ENIMPACTO e a todos que fizeram esforços para o evento acontecer. Lucas Ramalho, do ENIMPACTO, completou e afirmou ser revigorante poder estar reunido com tantas pessoas com o mesmo objetivo de lutar por um mundo mais regenerativo.


#Partiu retomada: por onde começar?

TALK | Francesco Maria Chiod

Francesco Maria Chiodi, coordenador do Eurosocial, durante a  talk, fez uma breve apresentação sobre o que é o Eurosocial. Ele também mencionou a coordenação de políticas sociais e políticas de emprego, onde está apoiando também políticas públicas no Brasil.

Logo após a primeira fala, ele falou da recuperação e resiliência da Europa frente a crise econômica causada pela pandemia. Primeiramente, ele focou nas ações da União Europeia de emergência e ajuda à economia no contexto da covid-19.

Francesco também destacou o plano de recuperação Next Generation EU, que possui três grandes pilares. Ele ressaltou o terceiro, que fala sobre extrair ensinamentos da crise para resistir de maneira mais clara em possíveis crises futuras, como uma estratégia de prevenção de grandes danos.


ENTREVISTA | Myka Pyykko

Durante o terceiro dia, também contamos com a entrevista com Myka Pyykko do Centro de Especialização para Investimentos de Impacto, conduzida por Paulo Santos.

A entrevista evidenciou as diferenças dos problemas que  Brasil e Finlândia enfrentam e a maneira como são enfrentados. Dessa forma, foi reforçada a necessidade de criação de projetos nacionais, voltados para a realidade de cada lugar.

Myka também falou sobre o início dos investimentos nesses tipos de negócio na Finlândia, que iniciaram em 2014. Ele comentou um pouco sobre o suporte do trabalho voltado ao setor público para implementação nesse tipo de economia.

Também reforçaram durante o diálogo, a importância da união entre setor público e privado na criação de resoluções em unicidade ao pensar no que melhorar na vida das pessoas.



MESA REDONDA | Sistema Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (SIMPACTO) e experiência de cocriação

No terceiro dia de evento, tivemos também uma mesa redonda, conduzida por André Maciel, cofundador do Impact Hub em Belo Horizonte. Ele apresentou a experiência de cocriação realizada nos encontros do pré-evento para a criação do Sistema Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (SIMPACTO).

A mesa contou com os convidados que participaram do processo: Fernando Rossetti da Reos Partners, Lucas Ramalho da ENIMPACTO, Aron Belink da ABC Associados e Carla Panisset do Sebrae.

Antes do seminário, foram feitas três oficinas de cocriação focadas em gestores públicos para pensar um possível sistema que facilite a integração e colaboração dos esforços subnacionais e nacionais para os negócios e investimentos dessa área.

As falas da mesa redonda se iniciaram com o pronunciamento de Lucas Ramalho. Ele falou sobre a ideia do SIMPACTO e a perspectiva das articulações feitas sobre o aumento de iniciativas de impacto que já vinham surgindo aos poucos nos vários cantos do país. “Avaliamos que as estratégias subnacionais de investimentos desse tipo são as iniciativas mais importantes, com mais potencial de nos conectarmos com outros atores e redes”.

Lucas salientou que a ideia ainda é embrionária e que a estrutura de governança entre os três níveis federativos devem estar articuladas para permitir a cooperação e operação entre os diversos atores envolvidos.

Fernando Rossetti, consultor sênior da Reos Partners, falou sobre a construção feita pela consultoria prestada ao desenhar o negócio. Ele apresentou o  passo a passo do processo criativo que aconteceu durante os encontros. 

Carla Panisset do Sebrae também participou dos eventos. Ela destacou a ajuda da ENIMPACTO para as ações estaduais no Rio de Janeiro. Também falou da possibilidade do SIMPACTO na construção de um sistema mais unificado entre as regiões do país.

Aron Belink, consultor da ABC Associados, fechou as reflexões sobre o processo de criação com a ideia de necessidade de institucionalização com ganho de escala e velocidade.


TALK | Alex Mansur

Alex Mansur do Ministério da Cidadania, conversou sobre os projetos discutidos durante o dia. Ele ressaltou o acompanhamento que vem sendo feito das iniciativas, o foco na ajuda dentro dos processos e o efeito de bem-estar para as pessoas. “O nosso compromisso forte é com o engajamento de toda a sociedade, visando um trabalho mais efetivo e resultados positivos nas vidas dessas pessoas”, afirmou, reforçando a necessidade do engajamento de todos.



Encerramento | Duda Scartezini

O encerramento do evento ficou por conta de Duda Scartezini, do Impact Hub Brasília, que ressaltou os principais pontos do dia. Ele destacou o choque de realidade entre os países notado durante as falas do dia.

Sobre a entrevista de Myka, ele lembrou da fala em que coloca em notoriedade a relevância do setor público como frente nos negócios de impacto, evidenciando assim as atividades da ENIMPACTO no Brasil.

Duda também refletiu que é essencial o cuidado nas diferenças entre os países para que os negócios não se tornem antagônicos, de forma que também lembrem-se de se integrar mundialmente.

Encerramento | Reconhecimento das Vitrines de Impacto com Philippe Figueiredo

Philippe Figueiredo realizou o encerramento do evento, analista de projetos de negócios de impacto social e ambiental do Sebrae. Ele que anunciou os ganhadores da votação do Vitrine de Impacto, uma iniciativa para dar visibilidade a esses negócios. Os vencedores foram: 4 Hábitos para Mudar o Mundo, Speak Pack e Oficina das Finanças na Escola. Eles irão participar de um episódio do Hubcast em janeiro. Não perca!

Assista na íntegra aos talks, entrevistas e rodas de conversa do terceiro dia do Seminário Internacional de Impacto:
https://www.youtube.com/watch?v=_sxo5CapiF4

Relacionados
útimas publicações