setembro 13, 2023

Programa Descentraliza abre inscrições em Anápolis

Realizado pelos Impact Hubs de Brasília e Goiânia, o Descentraliza visa auxiliar negócios de impacto na segunda maior cidade goiana.

No dia 4 de setembro, foi aberto o edital ”Descentraliza: Laboratório de Impacto da Periferia” para processo seletivo de iniciativas que atuam com impacto socioambiental em Anápolis (GO). O programa é realizado pelo Impact Hub Brasília e do Impact Hub Goiânia, co-financiado pelo Instituto Sabin. Essa iniciativa tem como objetivo disseminar a temática do empreendedorismo de impacto socioambiental e reconhecer iniciativas potencialmente alinhadas ao conceito, ainda que de maneira inadvertida, tornando-as parte ativa do ecossistema e apoiando-as em sua jornada de desenvolvimento.  As inscrições do programa vão até o dia 04/10.

O que é o Descentraliza?

O programa, segundo Juliana Paiva, gestora de projetos do Impact Hub Brasília, é uma jornada empreendedora com duração de três meses. Os participantes terão acesso à mentorias, oficinas e encontros de Conselho de Pares com especialistas para o desenvolvimento, estruturação e aperfeiçoamento das iniciativas ou projetos de impacto selecionados. “Serão selecionados cinco negócios emergentes ou existentes que atuam com impacto social na região de Anápolis. Estas iniciativas devem estar alinhadas com algum dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ou, de alguma forma, atuar no desenvolvimento social, ambiental e econômico”, explica.

Quais são os benefícios do programa?

Os benefício do programa são uma jornada gratuita de três meses com diagnóstico individualizado (avaliação inicial da iniciativa), quatro horas de mentorias. Além de dois encontros em grupos de trabalho, com a presença de especialistas; e quatro oficinas sobre os temas: Modelagem de Negócios, Definição de Mercado/Clientes, Planejamento Estratégico para Impacto e Planejamento Financeiro. 

Quem pode se inscrever no Descentraliza?

Podem se inscrever negócios, empresas ou empreendedores que queiram iniciar ou já tenham um projeto de impacto socioambiental e possuam um planejamento inicial ou ideia formulada relacionada ao tema. Os empreendedores e iniciativas precisam estar instalados em Anápolis (Goiás). As inscrições são gratuitas pelo formulário e não há nenhum custo para participação no programa.

Para Gabriel Cardoso, gerente-executivo do Instituto Sabin, apoiar o Descentraliza Anápolis faz parte da estratégia do instituto de fortalecer ecossistemas e organizações que gerem impacto socioambiental. “Existe uma concentração muito grande de negócios de investimentos de impacto socioambiental no eixo Rio-São Paulo. Queremos agir afirmativamente e democratizar iniciativas de impacto em todo o Brasil. Por isso apoiamos em 2022 a primeira edição do programa em Brasília, voltado para iniciativas da periferia, e agora em 2023 apoiamos a edição de Anápolis”, afirma.

SERVIÇO:

“Descentraliza: Laboratório de Impacto da Periferia”
Período de inscrições: 04/09/2023 até 04/10/2023
Link do edital: https://bit.ly/edital-descentraliza
Inscrições: https://bit.ly/incricoes-descentraliza
Mais informações: https://brasilia.impacthub.net/descentraliza_go/

Sobre o Instituto Sabin 

Há 18 anos, o Instituto Sabin é responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. Organizado como uma OSCIP, com sede em Brasília e atuando em 15 estados, além do DF, o instituto tem a nobre missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a Inovação Social. A organização já investiu mais de R$57 milhões em iniciativas de impacto social, impactando diretamente mais de 1,2 milhão de pessoas.

Relacionados
útimas publicações