PALESTRANTES

Alexandre Alves

Administrador e Técnico Contábil, especializado em Desenvolvimento Regional. Atuou em funções técnicas e executivas na iniciativa privada, empresas estatais e ONG. Desde 1994 é empreendedor e em 2002 participou da fundação do Instituto Inovação, empresa pioneira no Brasil em investimentos em novos negócios de base tecnológica. Em 2009 participou da fundação da Inseed Investimentos, onde atua na formação de portfólio da Gestora (+60 investimentos) e no desenvolvimento de inovação de impacto social.

Alice Scartezini

Antropóloga e especialista em educação e promoção da saúde pela Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (Unb). Coordenou a pesquisa Fatores Determinantes da Violencia Interpessoal do DF e a série de estudos sobre a Saúde e Sexualidade dos jovens Brasileiros. Coordena os investimentos socioambientais do Instituto Caixa Seguradora, entre eles, o Programa Jovem de Expressão e o Embaixadores da Juventude.

André Araújo

Head de Empreendedorismo e Novos Negócios do Porto Digital. Empreendedor, executivo de negócios e consultor. Graduado em administração, MBA em finanças corporativas , MsC e doutorando em Design de Artefatos Digitais. Em 2000 fundou a Jynx Playware, pioneiro estúdio de desenvolvimento de games no Brasil, e desde então trabalhou em organizações relacionadas a tecnologia, criatividade e inovação, como a Ogilvy&Mather, Havas Worldwide, C.E.S.A.R e Joy Street S/A. Também trabalhou no Lloyds Bank PLC, PriceWaterhouseCoopers e Infoglobo S/A.

Beto Scretas

Formado em Economia pela FEA-USP em 1986. Atuou por 25 anos no mercado financeiro, com foco em mercado de capitais. Trabalhou de 1994 a 2012 na Schroder Investment Management Brasil – filial da firma inglesa de gestão de recursos Schroders PLC – tendo sido seu Diretor-Presidente por 10 anos. Desde junho de 2012 atua no Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), participando de projetos ligados à área de investimentos e negócios de impacto. Faz parte da Diretoria Executiva da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, grupo lançado em 2014 cujo objetivo é impulsionar o campo de Investimento de Impacto. Representa o Brasil no GSG, organização global formada por 18 países que tem como missão catalisar o tema de Investimento de Impacto no mundo. É membro do Conselho Consultivo da rede Anjos do Brasil.

Deise Nicoletto

Cofundadora do Impact Hub Brasília. Economista, pós-graduada em Administração Estratégica pela FIA-SP e em Negócios Sociais e Inclusivos pela ESPM-SP, tem experiência em finanças e planejamento estratégico. Atuou em multinacionais, startup de engenharia e grandes empresas nacionais. Hoje busca, com suas ações, tornar o mundo um lugar melhor e mais igualitário.

Emiliano Graziano

Gerente de Sustentabilidade da BASF para América do Sul. Com mais de 20 anos de experiência nos setores público, privado e sociedade civil, Emiliano vem liderando equipes para garantir a aplicação estratégica da sustentabilidade nos negócios. Por meio da visão de oportunidades de negócios em sustentabilidade, obteve resultados notórios para organizações como BASF, Banco do Brasil, Sebrae e atuou como consultor para Programas das Nações Unidas, como FAO (Food and Agriculture Organization), PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e UNESCO. É formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ com MBA em Marketing pela FGV / Ohio University e Gestão de Projetos pela FIA.

Fábio Deboni

Engenheiro Agrônomo e mestre em recursos florestais pela ESALQ/USP. É gerente-executivo do Instituto Sabin e membro do Conselho do Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas). Tem participado ativamente do engajamento de institutos e fundações no campo das finanças sociais e negócios de impacto. É escritor de diversos artigos e em 2017 lançou o livro “Reflexões contemporâneas sobre Investimento Social Privado”.

Gilberto Ribeiro

Sócio da Vox Capital. Gilberto exerceu funções nas áreas de finanças, consultoria, gestão de projetos e desenvolvimento organizacional em empresas como Caixa, pwc e Vale. Juntou-se à Vox em 2011, logo após de deixar a vila de Moatize no interior de Moçambique, onde trabalhou na primeira operação greenfield de carvão da mineradora brasileira. Gilberto é formado em Administração de Empresas pela FEA-USP e mestrando em Economia pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.

Graziela Santiago

Coordenadora de conhecimento no GIFE desde 2015. Formada em Relações Internacionais pela UnB e especialista em Gestão Socioambiental pela FIA (FEA-USP), tem experiência relevante em pesquisas sociais e diagnósticos socioterritoriais – incluindo ações na América Latina e África. Atua com foco prioritário nos campos de investimento social privado e organizações da sociedade civil e tem se conectado, cada vez mais, com o tema de negócios de impacto a partir da perspectiva dos investidores sociais privados. No GIFE coordenou a pesquisa Olhares sobre a atuação do investimento social privado no campo dos negócios de impacto.

Gustavo Fuga

Fundador e presidente da 4YOU2 Idiomas. A 4YOU2 é uma inovadora rede de escolas de idiomas que atua com professores estrangeiros. Painelista internacional de empreendedorismo social foi eleito um dos 30 under 30 pela International Literacy Foundation. É Global Fellow da International Youth Foundation, Talento Jovem do Ano pela Viva Foundation e membro da comunidade Global Shapers. Economista pela FEA-USP onde também faz seu mestrado com foco em Empreendedorismo.

Guto Ferreira

Jornalista, presidente licenciado da Confia Microcrédito. Palestrante nacional e internacional nos temas Inovação, Economia Criativa, Microcrédito e Liderança. Foi coordenador da área de empreendedorismo da prefeitura de São Paulo. É cofundador da Hive Hub, centro de formação em empreendedorismo e negócios sociais, e da Plano B, empresa de conteúdo empreendedor. De 2014 a 2015 foi colunista da revista InfoMoney. Também atua como mentor nos principais eventos de empreendedorismo do país, como Campus Party, Startup Weekend, Epicentro e Slush Impact. Preside a ABDI desde julho de 2016.

Heloisa Menezes

Graduada em Economia pela PUC Minas e mestre em Desenvolvimento Agrícola pelo CPDA/UFRRJ, atualmente, diretora técnica do Sebrae. Secretária do Desenvolvimento da Produção, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2011-2014). Foi diretora de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), superintendente do Instituto Euvaldo Lodi/MG; gerente de Assuntos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg); diretora técnica do Instituto Metas; e diretora de Planejamento Regional e Setorial da Secretaria de Estado do Planejamento de Minas Gerais. Alumni do Insead, Fundação Dom Cabral e Singularity University.

Lucas Ramalho Maciel

Servidor público (MDIC), membro da carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Atualmente assessora a Secretaria de Inovação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, nos temas de Finanças Sociais, Investimentos e Negócios de Impacto. Faz parte da equipe responsável pelo InovAtiva de Impacto, programa voltado para a aceleração de negócios que possuam o potencial de gerar lucro e, ao mesmo tempo, gerar impacto positivo no meio ambiente ou em pessoas em situação de vulnerabilidade social. Atua na coordenação da Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto – Enimpacto, promovendo a articulação necessária para a realização de ações conjuntas para promover as Finanças Sociais no Brasil, por meio da ampliação dos Negócios de Impacto e do fortalecimento do ecossistema das Finanças Sociais.

Luis Felipe Bismarchi

Paulistano vivendo em Brasília há quase 5 anos, administrador (FEA-USP), mestre e doutor (PROCAM-USP), pós-doutorando em Administração (FEA-USP), trabalho na área de inovação da CAIXA. Sou apaixonado pela discussão e os desafios da promoção da sustentabilidade para a construção de um mundo genuinamente melhor para todas as formas de vida. Adoro cachorros, cinema, viagens, parmeggiana e toda obra do Gilberto Gil. Pesquiso e sou entusiasta do pensamento complexo e do trabalho do Edgard Morin, acredito que com um modelo de pensamento complexo poderemos construir novos caminhos para nossa sociedade e novas conexões para responder problemas velhos que só escalam. Tenho me dedicado na CAIXA, com um grupo de desbravadores na inovação, na estratégia e na sustentabilidade em construir pontes entre a CAIXA e o mundo para fortalecermos nosso papel histórico de transformar a realidade do Brasil, olhando para o futuro e para todas as parcerias e criações que podemos fazer.

Maristela Baioni

Representante Residente assistente para Programa do PNU, bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Maryland, possui especialização em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Los Andes e Mestrado em Bancos de Desenvolvimento pela American University. Atuou como oficial de compras e oficial de finanças para Comissão Naval Brasileira em Washington. Coordenou a Unidade de Estudos e Pesquisas do Projeto Nordeste do Ministério de Educação. No Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) iniciou sua carreira como oficial de programa na área de educação. Com base em conceitos de segurança cidadã, justiça comunitária e restaurativa, criou uma nova área de atuação do Organismo com foco na justiça e segurança pública. Coordenou a Unidade de Políticas Sociais do PNUD na qual ampliou a atuação do Organismo nos programas de combate à pobreza, saúde, educação e segurança. Assumiu o cargo de Representante Residente Assistente para Programa do PNUD Brasil no qual responde pela coordenação de mais de 100 projetos em diversas áreas do desenvolvimento humano, como saúde, meio ambiente, governança democrática, cultura e educação.

Matheus Cardoso

Técnico em edificações, engenheiro, pós graduado em negócios sociais e mestrando em políticas públicas para habitação, empreendedor social do Moradigna, empresa que transforma residências insalubres em comunidades de baixa renda. Consultor de criatividade e inovação na Fábrica de Criatividade e pai da Isa.

Morenno de Macedo

Gerente Executivo de Promoção de Negócios Sustentáveis da CAIXA. Atua nos setores de Habitação, Energias Renováveis, Mudanças Climáticas e Negócios de Impacto, fomentando a concepção de soluções, produtos e serviços financeiros voltados às questões socioambientais, colocando as pessoas no centro do desenvolvimento. Acredita ser fundamental a participação de grandes corporações para impulsionar o ecossistema de impacto e potencializar suas contribuições para a sociedade. É graduado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG) e pós-graduado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Pablo Handl

Em 2007 fundou o Impact Hub no Brasil em São Paulo que já atua em 8 cidades desde Manaus a Florianópolis. Atualmente é presidente do conselho e diretor geral. 2015-2016 foi responsável pela estratégia global de expansão do Impact Hub Global e entrada no mercado na China. Desde 2008 apoiou ativamente a expansão do Impact Hub na Alemanha, Brasil, Geórgia, China, Venezuela, México e Colômbia. Mora com sua família na cidade maravilhosa onde é um eterno aprendiz do surf. Co-fundou a VOA participações, uma empresa que investe em pessoas e negócios que promovem uma nova economia.

Ricardo Ramos

Co-fundador da Muove Brasil, negócio de impacto social que promove a eficiência, sustentabilidade e transparência de municípios brasileiros através do uso de tecnologia. Ele é formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, possui um MBA internacional pelo INSEAD e atualmente cursa o Master em Liderança e Gestão Pública pelo CLP e Blavatnik School of Government.

Rodrigo Gaspar

Considera-se um empreendedor das coisas. Há 18 anos se encontra no mercado profissional. Foi professor particular, office-boy, free-lancer, vendedor, gestor em multinacional, empresário, servidor público (policial por quase 10 anos), consultor empresarial e outros. Teve uma indústria de móveis planejados aos 24 anos com 6 funcionários e depois criou uma rede de franquias com um ex-sócio onde chegaram a ter 6 lojas e alguns milhões de faturamento ano. Ao todo foram 15 profissões diferentes. Foram muitas batalhas até chegar aqui em que o pedido de exoneração do serviço público (considera "Meu Voto pro Brasil") e a venda de sua parte da rede de franquias ficam em destaque. Neste último ano se tornou um empreendedor social com o Speak to Share, alinhando seu propósito de vida a esta promissora startup criada. Uma plataforma online intermediadora de dois grupos: estudantes de idiomas e comunidades refugiadas. Seu propósito é gerar complementação de renda para famílias de refugiados, por meio de conversações em línguas estrangeiras.

Saulo Porto

CEO e Fundador da Dado Capital. Possui 28 anos de experiência em Relações Governamentais, com passagem por Shell, Coca-Cola, IBM e Totvs. Formado em Comunicação Social pela Fundação Universidade de Brasília (UnB), Porto possui especialização em Ciência Política e Direito Constitucional, MBA de Governo Eletrônico e MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral com extensão na Kellog School of Management, em Chicago, nos Estados Unidos.

Sheila Oliveira Pires

Superintendente executiva da Anprotec desde 2005, instituição onde atuou como gerente de projetos entre 2001 e 2004. Com experiência de mais de vinte anos nos temas de empreendedorismo e inovação, coordena programas, projetos e eventos na área. Foi gerente da Incubadora de Empresas do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/ UnB) entre 1996 e 2004 e participou ativamente da implantação do Programa Hotel de Projetos do Centro. Cursou programas de treinamentos em gestão de habitats de inovação na Espanha, nos Estados Unidos, em Israel e na Coreia do Sul. Colaborou em vários projetos de implantação de incubadoras de empresas e agências de desenvolvimento no Brasil, em Angola e no Paraguai. É membro dos conselhos de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). Administradora com Master em Ciência da Informação pela Aix-Marseille Université, França, tem MBA em Gestão de Habitats de Inovação pela Fundação Instituto de Administração (FIA), especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e em Inteligência Competitiva pela UFRJ/IBICT.

Faça sua inscrição.