Com o aumento na competitividade do mercado, implementou-se novas visões na rotina de diversas organizações pelo mundo. Uma delas é a inovação aberta.
Podemos classificar esse conceito como um compartilhamento de ideias e conhecimentos entre empresas, abrindo espaço para um mercado cada vez mais colaborativo.
Há alguns anos atrás, a prática desse conceito poderia ser considerada improvável, mas você vai conferir, nesse conteúdo, que a inovação aberta já é uma tendência mundial e pode trazer diversos benefícios para a sua organização.
Afinal, o que é inovação aberta?
A inovação aberta é um modelo baseado na colaboração entre empresas. Nessa proposta, as organizações se conectam com parceiros externos (empresas, startups, etc) para compartilhar conhecimentos. Os intuitos podem ser para solucionar um problema, acelerar o processo de inovação e até desenvolver novas tecnologias.
Para ficar mais claro, vamos te dar um exemplo:
- Uma empresa do ramo de beleza deseja reduzir o uso de plástico em suas embalagens, mas não possui equipe específica para isso. Ao aplicar o modelo em questão, eles podem se conectar a um stakeholder externo, para o desenvolvimento de uma nova ideia ou tecnologia, solucionando o problema.
Abrir espaço para participação de fora nem sempre significa falta de mão de obra. O objetivo da parceria pode se dar pela falta de tempo hábil para realizar o projeto ou apenas para captar novas ideias, afinal, nenhum negócio é detentor de todo o conhecimento.
Quais são os benefícios de implementar esse modelo?
A empresa que adota esse modelo pode ter diversos benefícios, como:
- Reduz tempo e custos: o processo de inovação quando implementado internamente pode ser caro e demorado, consumindo muitas horas de trabalho dos funcionários.
Com a inovação aberta, esses colaboradores utilizam menos tempo, já que o trabalho é direcionado principalmente para a gestão do processo.
- Impulsiona o networking: interagir com pessoas de fora pode dar espaço a novas oportunidades e projetos. Além disso, permite que os colaboradores de uma empresa aumentem sua visão de mercado e tenham novos insights.
- Acelera a implementação de inovações: ao compartilhar o trabalho com pessoas de fora, é provável que novas ideias surjam com maior facilidade, tornando o processo mais rápido.
- Agrega valor à marca: se posicionar no mercado é super importante e a inovação aberta pode ser uma grande aliada nesse processo. Com a implementação correta desse modelo, há o desenvolvimento de grandes projetos, ampliando o alcance e agregando valor à marca.
Como posso implementar a inovação aberta?
Existem diversas formas de aplicar a inovação aberta em seu negócio. Uma delas é através do relacionamento com startups, já que estão mais atentas à criação de novas tecnologias.
A realização de hackatons, crowdsourcing e programas de ideias também são algumas formas de colocar a inovação aberta em prática.
Se você deseja aplicar esse modelo, mas não sabe por onde começar, nós podemos te auxiliar. O Impact Hub desenvolve programas de inovação aberta para organizações que buscam resolver problemas complexos, através de processos participativos.
Entregamos todas as fases para o desenvolvimento e lançamento de desafios de inovação aberta, desde o entendimento do problema e do mercado, até a avaliação do desafio.
Se você tem interesse em investir em inovação, entre em contato!