Oportunidade de Hackathon para impulsionar inovação e desenvolvimento regional
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançaram o Impulso Regional: Acelerando Territórios para a Inovação. Além disso, a iniciativa visa reduzir as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento econômico e social no Brasil. Assim, parte das estratégias do Programa de Desenvolvimento de Capacidades, oferece uma plataforma aberta à sociedade para desenvolver soluções tecnológicas sustentáveis no Centro-Oeste.
Realizado em parceria com o Impact Hub Brasil, o projeto visa integrar inovação tecnológica ao fortalecimento de cadeias produtivas estratégicas, contribuindo para a diversificação econômica e geração de renda. Além disso, o edital oferece R$ 10 mil em premiações e ficará aberto para inscrições até 10 de novembro, com lançamento oficial em 23 de setembro.
Metodologia e objetivos do Hackathon
A metodologia adotada será a de Hackathon, permitindo que acadêmicos e profissionais dos setores público e privado unam forças para enfrentar desafios complexos. Assim, o objetivo é impulsionar as compras públicas de produtos regionais. Além de fortalecer cooperativas e introduzir práticas inovadoras para facilitar o escoamento de produtos, conectando produtores e compradores de forma mais eficiente.
Para enfrentar os desafios, o Hackathon incentivará a criação de soluções, como selos e certificações para produtos, bem como plataformas online para conectar produtores e compradores públicos. Além disso, haverá o fortalecimento de cooperativas e organizações coletivas, capacitação em gestão e comercialização, e sistemas de informação transparentes, além de ferramentas para integrar o escoamento de produtos e atividades econômicas
Etapas do hackathon e participação
O evento divide-se em seis fases: inscrição das equipes, abertura e dinâmica, desenvolvimento e submissão da solução, realização de pitches, julgamento e premiação.
Para a secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do Midr, Adriana Melo, essa é uma oportunidade ímpar para o setor público. Não apenas ouvir as demandas daqueles que vivenciam, no dia a dia, os desafios de suas regiões, mas também construir, em parceria com essas vozes, soluções inovadoras. Essas soluções devem refletir as realidades locais.
“Ao unir forças com quem conhece profundamente as necessidades e o potencial de cada território, conseguimos impulsionar ações mais assertivas e efetivas, capazes de promover o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades regionais. Esse diálogo é fundamental para que as políticas públicas sejam verdadeiramente transformadoras”, afirma.
As inscrições podem ser feitas pela Plataforma Desafios Enap até 10 de novembro. Além disso, cada equipe terá acesso a mentores para orientação e suporte durante o Hackathon.
As equipes devem apresentar pitches das soluções com até 3 minutos de duração, portanto, publicá-los no YouTube e enviá-los para a comissão julgadora.
Keicielle Schimidt, coordenadora-geral de Inovação Aberta da Diretoria de Inovação (GNova) da Enap, detalha um pouco mais sobre a metodologia a ser implementada.
“A Enap, por meio da sua Plataforma Desafios (gov.br/desafios), busca mobilizar conhecimentos e tecnologias de maneira colaborativa. Por meio de competições e premiações, procura fomentar soluções inovadoras para a administração pública que respondam às necessidades da sociedade. A equipe realizará o Hackathon Impulso Regional de forma remota para aumentar a participação de diferentes localidades do Brasil. Esperamos conseguir uma grande participação das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste”, explica.
Serviço
Impulso Regional: Hackathon
Data das inscrições: 23 de setembro à 10 de novembro