agosto 26, 2024

O BNDES Garagem pretende acelerar 100 startups até 2025

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pretende acelerar 100 startups até 2025 na 3ª edição do Programa BNDES Garagem, que será apresentado em um evento regional no dia 28 de agosto, das 15h às 17h, no Impact Hub Brasília. A convenção tem como enfoque o acesso aos investimentos de impactos, tais como práticas e estratégias voltadas para este modelo de negócios.

A programação conta com a participação do Engenheiro Agrônomo Fábio Deboni. O mestre em Recursos Florestais tem ampla experiência na implementação de políticas públicas e atua como gestor de um programa focado na sustentabilidade da Amazônia desde 2020. Fábio também é escritor e idealizador do podcast “Impacto na Encruzilhada”, existente desde 2019. 

O Programa BNDES Garagem busca impulsionar o crescimento de startups, ampliando o alcance de soluções para desafios socioeconômicos e ambientais em todo país.

Startups são empresas iniciantes que apresentam soluções para problemas em demanda. Geralmente, as startups apresentam um modelos de negócios escalável e de repetição. Para fazer parte do programa as startups terão que apresentar propostas que se enquadrem no modelo de negócio de impacto.

O que são negócios de impacto?

Negócios de impacto são empreendimentos cujo objetivo é solucionar problemas socioambientais. A empresa ou projeto precisa ser pautada em quatro pilares. São eles:
Intencionalidade de resolução: o empreendimento deve ter como propósito resolver desafios socioeconômicos e ambientais.
Solução: o produto ou ideia deve gerar impacto socioambiental, sendo criado para resolver o problema e obter lucro com esta solução.
Retorno Financeiro: os negócios precisam apresentar lucro por meio de receita entre venda e oferta do produto.
Monitoramento: é necessário ter compromisso e acompanhamento do impacto que o produto ou projeto desempenha no âmbito social e como de fato ele está afetando a realidade das pessoas, principalmente nas classes menos favorecidas.

Os negócios de impacto visam uma estrutura que alimenta o ecossistema e geram renda e autonomia, impulsionando os setores mais carentes e deixando um legado transformador.

Como funciona o programa BNDES Garagem?

Executado estrategicamente pela Quintessa, o programa quer acelerar cerca de 400 startups em quatro ciclos até 2028. Este primeiro ciclo vai apresentar 50 startups pelo módulo de Criação, proporcionando apoio nos primeiros passos do desenvolvimento dos negócios. Outro modelo usado será o de Tração. Ele irá acelerar mais 50 startups que procuram ampliar o alcance de empresas que já existem no mercado. O objetivo do Programa é disponibilizar uma jornada focada no crescimento e na orientação técnica em gestão, empreendedorismo e facilitar a conexão entre os empreendedores, clientes e investidores.

Ao final do ciclo de aceleração, as dez startups destaques do programa vão concorrer a prêmios de 60 mil e 150 mil reais no módulo de Tração e 30 mil a 80 mil reais no módulo de Criação. No decorrer do programa, as startups vão contar com apoio individual, mentorias, aconselhamento para solucionar os desafios, conteúdos sobre inovação, serviços gratuitos e conexões e parcerias com investidores. O Demoday acontecerá no dia 28 de abril de 2025.

O que o programa espera das startups que desejam participar?

Evento para startups

Foco está em soluções que contemplem:

  • Descarbonização (um processo de longo prazo que tenta reduzir ou e acabar com o dióxido de carbono (CO2);
  • Economia verde (conciliar o crescimento econômico com preservação da natureza olhando para o social);
  • Segurança, saúde e educação pública;
  • Economia da periferia;
  • Uso da inteligência artificial.

O projeto ainda visa incentivar a diversidade entre as startups participantes, com foco em gênero, raça e região.

Desde sua concepção, em 2018, o Programa BNDES Garagem já acelerou mais de 200 startups e na 2ª edição, atingiu o objetivo de impulsionar a diversidade. Foram cerca de 80% de lideranças femininas e 64% de lideranças de pessoas pretas.

As inscrições para participar da 3ª Edição do BNDES Garagem vão até o dia 11 de setembro. Saiba tudo sobre a chamada pública acessando o edital.

Confira a transmissão ao vivo do evento regional, em Brasília:

Relacionados
útimas publicações