junho 20, 2024

O que é uma startup e como atua

pessoas conversando ao fundo e mão segurando um relógio cronômetro

Há um tempo, o termo startup está em evidência no mercado corporativo brasileiro. Ele vem sendo usado com frequência para indicar o crescimento do empreendedorismo no território nacional.

Você sabe o que significa startup? Essa palavra vem do inglês, que teoricamente poderia significar ‘começar’ ou ‘iniciar’, mas a definição no mundo dos negócios é um pouco menos literal. Como não existe uma tradução específica, o termo se refere a empresas que estão começando. 

Essas empresas estariam emergindo no mercado com uma solução inovadora para sanar determinado problema em demanda. Normalmente, as startups apresentam um modelo de negócio escalável ou de repetição. 

Como uma empresa é classificada como startup?

Para um negócio ter a classificação de startup ela deve apresentar inovação, repetição, incerteza, baixo custo e alta rentabilidade e escalabilidade.

  • Inovação: concepção de produtos ou serviços incomuns para atender certa demanda, uma solução para os problemas que o mercado encontra; 
  • Incerteza: uma aposta arriscada em uma ideia que não há como ter certeza de que vai funcionar;
  • Flexibilidade: ser adaptável de acordo com as necessidades do comércio e dos consumidores;
  • Escalabilidade: bom crescimento com poucos gastos;
  • Repetível: um produto que possa ser reproduzido de maneira proporcional e igual para todos os clientes.

Habitualmente, essas empresas estão ligadas diretamente com a tecnologia e a internet. Os produtos on-line e tecnológicos são a forma mais fácil de ampliar e entregar a produção de maneira mais rápida e sem aumentar os custos.

Existem mais de um tipo de startups?

As startups apresentam quatro modelos distintos, existem as dragões, unicórnios, camelos e zebras.

  • Unicórnios- Ideias fora da caixa, que crescem e se tornam rentáveis muito rápido;
  • Camelos- Se adaptam muito bem às transformações do mercado, incluindo em cenário de crises;
  • Zebras- Seu crescimento foca no impacto e legado social que vai deixar no mundo;
  • Dragões- Elas conseguem investimentos acima da casa do bilhão, pois apresentam resultados em escalas maiores ainda.

Como impulsionar novas startups?

Juntos, o Impact Hub Brasil e a Enap (Escola Nacional de Administração Pública) desenvolveram uma parceria de 5 anos voltada a criação de projetos de Inovação Aberta. A iniciativa quer apresentar soluções para problemas públicos, impulsionando novas startups.

Uma iniciativa que vai impulsionar startups da área de tecnologia é o Empreendedoras Tech. Esse programa visa fortalecer e disseminar práticas de empreendedorismo inovador de base tecnológica realizadas por empresas de micro e pequeno porte, detentoras de ideias inovadoras, negócios emergentes ou projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico liderados por mulheres.


As inscrições para a segunda edição estão abertas. Os três times selecionados pela banca final durante o evento de encerramento receberão a premiação de R$50.000,00.

Esse programa é idealizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e executado pela Escola de Administração Pública (Enap) e pelo Impact Hub Brasil.

Saiba mais sobre o Empreendedoras Tech

Agora que você já entendeu o que são as startups e como elas estão ambientadas no meio corporativo, nos conte quais os seus desafios no mundo do empreendedorismo. Cadastre-se para podermos conectar seu negócio com oportunidades como programas de aceleração gratuitos, investimentos de impacto e capacitações.

Relacionados
útimas publicações