janeiro 22, 2024

Mudanças climáticas: o que você precisa saber sobre

Mudanças climáticas é um tema urgente e que está sendo discutido globalmente, principalmente com os desastres naturais que vem acontecendo ao redor do mundo. 

Essas mudanças se caracterizam por transformações, a longo prazo, dos padrões de clima do planeta. Esse processo pode ser natural, porém o maior causador do impacto negativo é o ser humano.

De acordo com O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão que produz informações científicas, há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do ser humano.

Quais são as causas das mudanças climáticas

A liberação excessiva de gases efeito estufa e a queima de combustíveis fósseis são os principais fatores para o aumento da temperatura e diversos outros eventos climáticos que acontecem em decorrência disso. 

O efeito estufa acontece quando há o processo de queima de combustíveis fósseis. Essa queima libera gases tóxicos como o metano e dióxido de carbono. Assim que esses gases entram em contato com a atmosfera, formam uma espécie de capa em torno da terra, aumentando a temperatura.

Outra prática que também pode liberar dióxido de carbono é o desmatamento de terras e florestas. Infelizmente, essa ação ainda acontece muito no Brasil. De acordo com o Inpe, somente em novembro de 2023, o Cerrado teve 572 km² de área desmatada.

Diante de todas essas ações humanas, estamos sentindo as mudanças cada vez mais, ano após ano. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a Terra está agora cerca de 1,1 °C mais quente do que no final do século XIX. A última década (2011-2020) foi a mais quente já registrada.

Quais são as consequências dessas mudanças

Como a Terra é um sistema único e tudo está interligado, a mudança no clima causa diversos eventos catastróficos na natureza, como:

  • Derretimento das geleiras;
  • Tempestades mais fortes;
  • Escassez de água;
  • Declínio da biodiversidade.

As mudanças climáticas podem causar não só impacto ambiental negativo, como também social e econômico. Isso porque os eventos climáticos afetam a todos, tanto as populações humanas, quanto os ecossistemas naturais.

A seca, por exemplo, causada pela alteração dos padrões de chuva, atinge todo um ciclo. Desde o produtor rural até o consumidor que depende do alimento para sobreviver.

Como o mundo está enfrentando esse problema

Existem diversas maneiras de combater as mudanças climáticas. Diminuir o desmatamento, incentivar a utilização de energias renováveis e trocar os combustíveis fósseis pelos biocombustíveis são algumas medidas que os países devem tomar, já que a situação é urgente.

A Agenda 2030 é um plano criado pela ONU para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações. Esse plano possui 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas. O 13º objetivo fala justamente sobre a ação contra a mudança global do clima, ou seja, tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

Alguns acordos globais foram firmados por diversos países para criar políticas que diminuam a emissão de gases efeito estufa, como a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e o Acordo de Paris.

Na COP 28 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que aconteceu em novembro de 2023, foi tomada uma decisão histórica: pela primeira vez em três décadas de discussões, cerca de 200 países concordaram em eliminar gradualmente os combustíveis fósseis de suas matrizes energéticas. Apesar dessa informação ser animadora, não foi estabelecida nenhuma meta ou ano para que isso aconteça.

Já na COP 29, que acontecerá neste ano de 2024, os países participantes negociarão novos objetivos financeiros climáticos para 2025 em diante. Uma das iniciativas é o imposto sobre combustíveis fósseis, que está sendo considerado para aumentar o financiamento climático.

Como o Brasil está enfrentando as mudanças climáticas

Diversos países já estão se comprometendo a ter emissões líquidas zero até 2050 e o Brasil é um deles. O mercado de créditos de carbono é uma ferramenta essencial para atingir esse objetivo. Esse mercado visa a redução das emissões de gases efeito estufa, processo conhecido como descarbonização, por meio do incentivo dado às empresas pelos créditos de carbono. No Brasil, o projeto que regulamenta o mercado foi aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de 2023.

O Brasil e o mundo precisam da ação conjunta da iniciativa privada e do poder público com determinação, coragem e olhar humanizado para enfrentar esse desafio. 

Se a sua empresa se preocupa com o impacto social e ambiental que está causando no planeta, a Trilha + Sustentável pode te ajudar a avaliar e melhorar suas práticas relacionadas à sustentabilidade, governança e sociedade. 

Veja também o episódio do Hubcast sobre o tema:

Relacionados
útimas publicações