julho 16, 2024

Moda sustentável e consumo consciente

mulheres asiáticas olhando peças de roupa com tecido orgânico em arara

A moda sustentável pode ser uma grande aliada na diminuição da emissão de substâncias poluentes

Com a crescente preocupação com questões ambientais e sociais, é fundamental que todos os setores repensem suas práticas e se comprometam com a sustentabilidade. É alarmante o fato de que a ONG Global Fashion Agenda considera a indústria da moda como a segunda mais poluente do mundo. Ela contribui significativamente para as emissões globais de dióxido de carbono e para o aquecimento global. Diante desse cenário, o conceito de moda sustentável surge como uma abordagem que busca minimizar esses impactos negativos, promovendo práticas de produção éticas e responsáveis.

Um dos pilares da moda sustentável é a utilização de materiais mais ecológicos, como tecidos orgânicos, reciclados ou de baixo impacto ambiental. Além disso, são implementadas técnicas de produção que reduzem o desperdício de recursos naturais e minimizam a poluição. Valorizar condições de trabalho justas e seguras ao longo de toda a cadeia de produção também é imprescindível.

No entanto, não basta apenas a indústria mudar suas práticas. O consumo consciente é igualmente importante. A cultura do descarte rápido e do consumo excessivo precisa ser substituída por uma abordagem mais consciente e responsável. É preciso comprar apenas o necessário, escolher produtos de qualidade e duráveis, buscar opções que contemplem a economia circular como de brechós e empresas que fazem upcycling, além de optar por marcas que se comprometam, de fato, com a sustentabilidade.

Cases de moda sustentável

No Impact Hub Brasília, temos a honra de apoiar iniciativas que são verdadeiros exemplos de moda sustentável. Uma delas é a Rosa P, representada pelo Fábio, membro associado do coworking. Eles atuam com confecção de moda rastreável que valoriza a transparência, inovação e qualificação na produção de moda. Além disso, o Jeans do Bem, do Levvo Instituto, recolhe peças jeans e de lona para transformá-las em novos produtos sustentáveis, gerando renda e promovendo a economia circular. Um dos pontos de coleta está localizado no coworking do Impact Hub Brasília, no início da L2 Norte (SGAN 601, Lote H).

Foto: Jeans do Bem

Outro destaque é o Descoola, um negócio de impacto que participou do programa Descentraliza DF. Ele aposta no upcycling e no patchwork, técnicas que reutilizam e unem tecidos de forma criativa, para criar peças únicas e autênticas a partir de materiais reutilizados. Estas iniciativas não apenas contribuem para a redução dos impactos ambientais negativos da indústria da moda, mas também geram impacto social positivo, criando oportunidades de trabalho e promovendo a inclusão social.

Em 2009, iniciando no curso de design de moda, me deparei com um importante tema de pesquisa e uma reflexão constante de vários alunos e professores: a sustentabilidade. Lá se vão 15 anos e ainda estamos falando sobre esta “tendência”. Agora, mais do que nunca, quando os efeitos da nossa ação sobre o mundo se tornam cada vez mais concretos, é imperativo que as ações para garantir um futuro mais justo e sustentável para as próximas gerações sejam tão concretas quanto. 

Ouça o 1º episódio da série do Hubcast sobre moda sustentável:

Relacionados
útimas publicações