A iniciativa Impulso Regional: hackathon representa uma forma inédita de participação e disponibilizará uma premiação de R$ 10 mil.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) anuncia o lançamento do Impulso Regional – Hackathon. Essa iniciativa que visa estimular a criação de soluções inovadoras para a implementação de políticas ou serviços públicos regionalizados.
Idealizado pelo MIDR e realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com o apoio do Impact Hub Brasil, o projeto tem como objetivo desenvolver soluções tecnológicas para problemas específicos da região amazônica. As inscrições começam no dia 23 de setembro, e a premiação total é de R$ 10 mil.
O que é o Impulso Regional: hackathon?
O Impulso Regional – Hackathon é uma maratona de inovação aberta ao público geral, incluindo cidadãos estrangeiros, a partir de 18 anos. Essa é uma oportunidade para especialistas de diversas áreas — programadores, cientistas de dados, administradores, advogados, geógrafos, economistas, educadores e demais profissionais — se unirem para enfrentar desafios complexos da região.
Para a secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, a Amazônia representa uma riqueza incomparável para o Brasil, não apenas por sua biodiversidade, mas também pelo seu potencial de crescimento econômico sustentável.
“Na Amazônia Legal, o desafio é ganhar escala no desenvolvimento de capacidades dos gestores públicos locais para a implementação de políticas ou serviços públicos regionalizados, tendo em vista problemas como desmatamento, isolamento dos territórios, falta de infraestrutura e dificuldade de acesso a serviços públicos. O foco são os municípios prioritários para o combate ao desmatamento”, afirma.
Para a gestora pública, a aposta é na inovação aberta como uma forma inédita de participação social para enfrentar as desigualdades regionais no país. “Uma das maiores dificuldades na região amazônica é a falta de infraestrutura local para a implementação de políticas públicas que possam promover o crescimento econômico sustentável, a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida da população. Por isso, será fundamental ouvir novas ideias e fomentar iniciativas a partir dessa troca com quem conhece bem o dia a dia da região”, explica Adriana.
Como participar do Hackathon?
O evento possui seis fases principais: inscrição dos participantes e equipes; abertura e dinâmica de formação de equipes; desenvolvimento da solução; submissão da solução; pitches e julgamento das soluções; e premiação e cerimônia de encerramento.
Os interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível na Plataforma Desafios Enap. As equipes devem ser compostas por 2 a 10 integrantes, e cada participante precisa se inscrever separadamente para depois formar os grupos.
Keicielle Schimidt, coordenadora-geral de Inovação Aberta da Diretoria de Inovação (GNova) da Enap, detalha um pouco mais sobre a metodologia a ser implementada.
“A Enap, por meio da sua Plataforma Desafios (gov.br/desafios), busca mobilizar conhecimentos e tecnologias de maneira colaborativa. Através de competições e premiações, procura fomentar soluções inovadoras para a administração pública que respondam às necessidades da sociedade. O Hackathon Impulso Regional acontecerá de forma remota para aumentar a participação de diferentes localidades do Brasil. Esperamos conseguir uma grande participação das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, ressalta.
Qual desafio esse Hackathon visa resolver?
Esse Hackathon se concentrará em um desafio específico: a falta de capacidades locais para a integração de políticas públicas no território, enfrentando questões como o desmatamento, a dificuldade de acesso a serviços públicos, o isolamento territorial e a falta de infraestrutura na região.
As propostas poderão incluir soluções como plataformas de gestão integrada, automação de processos, digitalização de serviços públicos e ferramentas de participação comunitária. Os participantes também poderão sugerir melhorias nas políticas públicas locais e regionais, utilizando dados e tecnologias para fortalecer a gestão fiscal e a transparência.
O Impulso Regional – Hackathon é parte do Programa Desenvolve Amazônia. Ele visa promover um desenvolvimento sustentável e inclusivo para a região, equilibrando crescimento econômico, preservação ambiental e ordenamento territorial.
Os critérios de avaliação para participar do programa são: relevância do problema resolvido; usabilidade e design que priorizem o acesso simplificado e a fácil compreensão do usuário; inovação e criatividade da solução; completude funcional da solução; e pertinência temática ao desafio.
Os pitches com as soluções devem ter até 3 minutos e estarem disponíveis no YouTube. As inscrições vão até o dia 10 de novembro.
Serviço
Impulso Regional: Hackathon
Data das inscrições: 23 de setembro à 10 de novembro
Inscreva-se: https://impulsoregional.paniclobster.com/