julho 8, 2024

Descentraliza Anápolis apresenta resultados positivos

participantes do descentraliza anápolis posando para a foto

Última edição do Descentraliza Anápolis concedeu prêmios em dinheiro para os participantes, além dos benefícios de mentorias extras para os ganhadores.

O programa Descentraliza Anápolis, promovido pelo Impact Hub Brasília, Impact Hub Goiânia e apoiado pelo Instituto Sabin, demonstrou resultados expressivos ao fortalecer iniciativas que causam impacto social na cidade de Anápolis (GO). Em sua última edição, o projeto ofereceu prêmios em dinheiro e mentorias. Isso intensificou o desenvolvimento dos participantes e promovendo um ecossistema de empreendedorismo  social na região.

O que é o Descentraliza Anápolis

O programa busca fortalecer o empreendedorismo e o conhecimento sobre negócios de impacto em regiões periféricas, incentivando a construção de um ecossistema inovador e uma comunidade engajada com o tema. Esse assunto, muitas vezes, é mais difundido nas capitais, metrópoles, centros urbanos e falta inclusão e acesso a essa temática em outras regiões. Por este motivo, a  escolha de Anápolis como foco desta edição do programa foi estratégica. Situada fora dos grandes centros econômicos, a cidade apresenta um terreno fértil para o desenvolvimento de negócios de impacto que podem beneficiar diretamente a comunidade local.

Segundo Juliana Paiva, gestora de Projetos do Impact Hub Brasília, “Anápolis tem um potencial enorme para iniciativas de impacto que podem transformar a realidade local. Nosso objetivo com o Descentraliza é justamente catalisar essas transformações, oferecendo recursos e suporte para que essas iniciativas possam crescer de forma sustentável”.

O programa, com duração de seis meses, avaliou e selecionou cuidadosamente as iniciativas participantes, com o intuito de fortalecer o ecossistema de impacto local e fomentar os objetivos da Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável. Entre as iniciativas participantes estavam Educa Sustentável, Germminar, Grupo de Proteção Ambiental e Pró-Ativa. Todas elas mostraram grande evolução em aspectos essenciais de suas jornadas empreendedoras.

Gabriel Cardoso, gerente executivo do Instituto Sabin, ressaltou o compromisso do projeto em fortalecer negócios de impacto fora dos principais eixos econômicos. “Alinhado à estratégia do Instituto Sabin, a proposta visou aprimorar a capacidade operacional das iniciativas de impacto para um crescimento sustentável. Os resultados mostraram que os participantes evoluíram nos modelos de negócios, no planejamento estratégico e no potencial de crescimento. Além disso, tiveram melhora no reconhecimento deles como parte do ecossistema de impacto social, essencial para o sucesso contínuo dessas iniciativas e sustentabilidade do impacto”.

Relatório do Descentraliza Anápolis

O relatório do Descentraliza Anápolis apresentou métricas impressionantes. Antes do programa, apenas 20% das iniciativas possuíam um modelo de negócios bem estruturado; após o programa, esse número subiu para 100%. Além disso, 75% das iniciativas elaboraram ou definiram a visão de impacto utilizando a metodologia da Teoria da Mudança, um salto significativo em relação aos 20% iniciais. A confiança dos participantes também aumentou notavelmente, com 100% afirmando estar preparados para tomar decisões e realizar escolhas que refletem no crescimento do negócio, comparado aos 40% antes do programa. Todos os participantes também se sentiram plenamente inseridos dentro do ecossistema de negócios de impacto após o programa, contra 0% antes.

Nesta edição, o Instituto Germminar conquistou o primeiro lugar, seguido por Pró Ativa Viabilidade Sustentável, Projeto Educa Sustentável e Grupo de Proteção Ambiental. Além dos prêmios em dinheiro, as mentorias extras foram fundamentais para o desenvolvimento das iniciativas, proporcionando orientação e apoio personalizados.

O Impact Hub Brasília, o Impact Hub Goiânia e o Instituto Sabin, continuam comprometidos em apoiar e desenvolver iniciativas de impacto social. A expectativa é de que o Descentraliza Anápolis não só continue a apresentar resultados positivos, mas também sirva de modelo para outras regiões que buscam fortalecer seus ecossistemas de impacto. A perspectiva futura é expandir o alcance do programa, promovendo o crescimento sustentável de mais iniciativas e contribuindo significativamente para o desenvolvimento local e regional.

Relacionados
útimas publicações