outubro 1, 2024

Maior competição universitária de startup do país vai premiar ideias voltadas para desafios climáticos e ambientais 

pessoas discutindo desafios climáticos e ambientais 

Parceria entre a ONG JA Brasil e a StartSe levará o projeto vencedor ao Vale do Silício, além de oferecer R$ 10 mil para acelerar negócios voltados a desafios; inscrições abertas até 30 de setembro

As inscrições para a maior competição universitária de startups do Brasil, o JA Startup, abrem nesta terça-feira (17) e encerram em 06 de outubro. Iniciativa da ONG Junior Achievement (JA) Brasil, em parceria com a StartSe, Ânima Educação, YDUQS e Impact HUB Brasília, o projeto visa mobilizar e reconhecer estudantes de ensino superior com ideias de negócios relacionados a desafios climáticos e ambientais. 

Os melhores projetos de cada região (Nordeste, Norte, Sul, Centro-Oeste e Sudeste) apresentarão suas ideias no dia 30 de outubro, em São Paulo. A apresentação ocorrerá durante o Demoday Nacional no palco da SVWC, maior evento de inovação da América Latina. A startup vencedora do evento ganhará R$ 10 mil, 3 meses de Plano Conexão do Impact Hub Brasília, passagens aéreas para dois integrantes da equipe, e uma imersão no Vale do Silício, promovida pela StartSe. 

Podem participar jovens de 18 a 29 anos, preferencialmente matriculados em uma instituição de ensino superior no país. Os interessados podem realizar a inscrição de forma individual ou em grupo pelo site. As ideias destacadas para a apresentação final, em São Paulo, serão conhecidas até 16 de outubro. 

Empreendedorismo de impacto

A sinergia entre o JA Startup e o Impact Hub Brasília é justificada pela convergência de seus objetivos. Ambos buscam promover o empreendedorismo de impacto, com foco em soluções inovadoras para desafios reais, como as questões climáticas e ambientais. Enquanto o JA Startup mobiliza e reconhece jovens com ideias de negócios sustentáveis, o Impact Hub oferece uma rede global de apoio, capacitação e conexões que potencializam essas iniciativas, fortalecendo o impacto positivo dessas startups no Brasil e no mundo. 

Essa é a primeira vez que na edição nacional do JA Startup, criado em 2019, tem como desafios o clima e o meio ambiente. O diretor-executivo da Junior Achievement Brasil, Alexandre Mutran, destaca a relevância do tema, cujos desafios foram definidos por um time de especialistas, no contexto dos extremos e das tragédias climáticas e ambientais cada vez mais recorrentes. 

“O planeta tem registrado recordes consecutivos de altas temperaturas. Aqui no Brasil, assistimos comunidades e biomas cercados pelas queimadas, assim como a tragédia das enchentes do Rio Grande do Sul. O JA Startup busca proporcionar o diálogo e a criação de estratégias que atendam a esses desafios”, diz Mutran. 

Ao fazer a inscrição dos projetos, os jovens receberão acesso à plataforma da competição. Nela, terão de escolher 1 dos 6 desafios propostos no programa, todos relacionados a desafios climáticos e ambientais que acontecem ou podem acontecer no país. 

“Na JA Brasil, acreditamos que conseguimos construir comunidades mais prósperas, conectando jovens criativos de todo o país para criarem soluções de problemas reais. E o JA Startup quer estimular e reconhecer as iniciativas desses estudantes, muitos deles já no mercado de trabalho”, afirma o diretor-executivo da Junior Achievement Brasil. 

SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT BRASIL 

Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a JA dissemina educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo” em mais de 100 países. É pioneira na América Latina em levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho para jovens. No Brasil, a JA está há quatro décadas e já entregou mais de 6 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 207 mil voluntários. 

A ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) reconhece os programas de educação financeira. Pelo trabalho que desempenha, a Junior Achievement Worldwide é reconhecida como a 5ª ONG mais influente do mundo. Neste ano de 2024 recebeu uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz pelo terceiro ano consecutivo.

Relacionados
útimas publicações