agosto 14, 2023

Agenda 2030 da ONU: apenas 23% das empresas estão alinhadas

Adoção de estratégias socioambientais alinhadas à Agenda 2030 em empresas ainda é escassa

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças de São Paulo (Ibef-SP), em parceria com a PwC Brasil, revelou que apenas 23% das empresas possuem indicadores claramente definidos em relação à Agenda 2030, que faz parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Outras 41% estão trabalhando na definição de metas, enquanto 36% ainda não possuem nenhum tipo de iniciativa nessa área.

Este número é preocupante e mostra que há um grande desafio para o progresso das empresas em relação às metas de sustentabilidade, meio ambiente, social e governança (ESG). Para impulsionar essa agenda e alcançar os objetivos estabelecidos, é essencial que os executivos se envolvam. Apesar de alguns temas urgentes estarem ganhando mais visibilidade, nem todas as empresas estão avançando na mesma velocidade em relação à Agenda 2030.

Para a diretora-executiva e fundadora do Impact Hub Brasília, Deise Nicoletto, as empresas devem procurar adotar essas práticas o mais breve possível. “O mundo precisa de cuidado e as empresas possuem uma enorme responsabilidade socioambiental. Portanto, é urgente que sejam definidas estratégias voltadas para o ESG”, afirma.

Estar alinhada à Agenda 2030 faz a diferença

É comprovado que a sustentabilidade e a diversidade estão relacionadas à maior lucratividade das empresas. A Bain, em parceria com a EcoVadis, realizou uma pesquisa que mostrou a relação entre estes dois fatores a partir de quatro conclusões concretas: empresas com mais mulheres no time de executivos têm melhores resultados financeiros; o uso de energia renovável está relacionado às margens EBITDA mais altas em indústrias intensivas em carbono; companhias que focam em práticas éticas, ambientais e trabalhistas em suas cadeias de suprimentos são mais lucrativas; e empresas que lideram as iniciativas ESG têm maior satisfação dos funcionários.

Avalie as práticas da sua empresa

Com o intuito de colaborar para que as empresas definam um planejamento alinhado com a Agenda 2030, o Impact Hub Brasília oferece a Trilha +Sustentável. De acordo com o sócio Duda Scartezini, o serviço pode ser um importante passo em direção à adoção de estratégias ESG. “Para avaliar e melhorar as práticas relacionadas ao impacto socioambiental, geramos dados baseados na compatibilidade entre as empresas e as Agendas 2030 e ESG”, explica. 

A partir de um teste aplicado, geramos dados baseados na compatibilidade entre sua empresa e as Agendas 2030 e ESG. Sua empresa faz a gestão dos resíduos que gera? Possui diversidade no time e nos cargos de liderança? Consome energia limpa e renovável e se preocupa com a pegada de carbono? Essas e outras perguntas estarão presentes na avaliação.

Um relatório gratuito é enviado em até dez dias úteis, após a realização do teste. Com o diagnóstico e o mapeamento realizado, o Impact Hub Brasília oferece também outros planos que envolvem consultoria ou realização de ações para resolver os principais desafios do negócio. Um exemplo é a consultoria de mensuração de impacto, que cria uma matriz de indicadores para monitoramento dos resultados da organização.

Sobre o Impact Hub Brasília

O Impact Hub Brasília faz parte de uma rede global de espaços colaborativos, comunidades empreendedoras e programas que inspiram, conectam e escalam negócios de impacto. Conecta pessoas, marcas e empresas a causas de impacto que ajudam a transformar o Brasil e o mundo através de metodologias de inovação e desenvolvimento de negócios. Os espaços inovadores dos Impact Hubs dão suporte aos programas, ao ecossistema de impacto e geram conexões entre as pessoas, iniciativas e projetos.

Relacionados
útimas publicações