setor 2.5

O setor 2.5 é um tema que vem ganhando destaque ultimamente. Ele se baseia em formas inovadoras de empreender, focando em maneiras de amenizar problemas socioambientais. Precisamos falar também, sobre o segundo e terceiro setor, para entender mais sobre esse assunto.

O setor 2.5 é o meio do caminho

O segundo setor é formado por empresas privadas com fins lucrativos. Pode ser desde um pequeno mercado até uma multinacional, não importa o tamanho, pelas finalidade comerciais, todos estão enquadrados nesse setor. Já o terceiro setor é voltado para organizações sem fins lucrativos, sem ligação com o Estado e com atividades e objetivos voltados para beneficiar a sociedade. 

Sendo assim, o setor 2.5 é como se fosse o meio do caminho. Ele se caracteriza por empresas com fins lucrativos, mas que trazem, em seu modelo de negócios, impacto positivo no ambiente ou sociedade. Formas inovadoras de empreender são prioridades nesse setor, mirando no lucro e no impacto ao mesmo tempo.

Pelo que já falamos, você pode ter percebido que os negócios de impacto fazem parte do setor 2.5, já que, assim como os negócios tradicionais (segundo setor), os de impacto também geram lucro a partir da oferta de produtos e/ou serviços. A diferença se fundamenta na intencionalidade de mudar, para melhor, a sociedade e o meio ambiente, tendo o impacto socioambiental como objetivo principal do negócio. Além disso, também têm o compromisso de mensurar e monitorar esse impacto.

O setor 2.5 é promissor?

O setor 2.5 evolui constantemente. Cada vez mais pessoas buscam empreender nesse segmento e as organizações intermediárias, como o Impact Hub, as aceleradoras e as incubadoras, estão focadas em ajudar a capacitar, desenvolver e escalar esses negócios. 

Investidores de impacto também fazem um importante papel na evolução do setor 2.5. Além da preocupação financeira, esse tipo de investidor também olha para o resultado social e ambiental que esses investimentos geram. Ou seja, mais incentivos e recursos financeiros disponíveis para fortalecer o setor.

No Brasil, esse mercado ainda é pequeno e pouco conhecido, mas com enorme potencial de expansão. É uma tendência que veio para ficar e que já está influenciando na agenda global, na mudança de comportamento e perspectivas dos gestores

ESG e práticas sustentáveis

Atualmente, está em alta a pauta sobre ESG, práticas sociais, ambientais e de governança dentro de qualquer organização.

Se o seu negócio quer avaliar e melhorar suas práticas relacionadas à sustentabilidade, governança e sociedade, faça o teste gratuito da Trilha +Sustentável. Ao final, você receberá um relatório com o resultado da avaliação e sugestões de ações de melhoria.

Sua empresa faz a gestão dos resíduos que gera? Possui diversidade no time e nos cargos de liderança? Consome energia limpa e renovável e se preocupa com a pegada de carbono? Essas e outras perguntas estarão presentes no teste.

Geramos dados baseados na compatibilidade entre sua empresa e as Agendas 2030 e ESG e propomos boas práticas nessa área. Vamos gerar ainda mais impacto juntos?

Além disso, o Impact Hub Brasília oferece oportunidade de crescimento para negócios de impacto, startups e organizações do terceiro setor por meio do Conexões e Oportunidades. Ao responder um breve formulário, o cadastrado poderá aproveitar os benefícios do nosso Plano Conexão por 3 meses e ainda se conectar com investidores, oportunidades, mentores e ter acesso a programas.

Relacionados
útimas publicações