maio 2, 2023

A vida é melhor em comunidade: entrevista com Érika Gadelha e Marcos Costa da Escrita com Ciência

A vida é melhor em comunidade

“A Vida é Melhor em Comunidade’’ é uma série de entrevistas que tem como objetivo apresentar alguns empreendedores da comunidade do Impact Hub Brasília, contar um pouquinho sobre suas jornadas, incluindo as curiosidades, conquistas e desafios.

Conheça a Érika

Na entrevista de hoje da série, apresentamos a Érika Gadelha e o Marcos Costa da Escrita com Ciência. A Érika é Bióloga de formação. É especialista em Tecnologia de Alimentos, colaboradora dos Núcleos de Estudos Agroecológicos e Produção Orgânica (NEA) e do Grupo de Estudos em Direito, Recursos Naturais e Sustentabilidade (GERN), ambos na Universidade de Brasília (UnB).  Foi assessora técnica da presidência da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA) e depois foi assessora do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM).  Desenvolveu consultorias ambientais para Projetos de Licenciamento Ambiental para empresas de Brasília-DF e entorno. É CMO da Escrita com Ciência e atua como consultora nacional da Mettzer.

Conheça o Marcos

O Marcos Costa é Doutor e Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e tem Estágio Pós-doutoral em Letramento científico, pela Universidade de Brasília (UnB). É graduado em Letras (Português/Linguística) pela USP e em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Tem especialização em Neuropsicopedagogia clínica e institucional, Psicanálise, Metodologias em Educação a Distância, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Educação inclusiva com ênfase em Autismo. Tem mais de 50 artigos publicados, foi professor do Ensino Fundamental e Médio na Secretaria Municipal de São Paulo; professor universitário dos cursos de Pedagogia e Recursos Humanos; professor substituto do Instituto de Letras da UnB; além de coordenador de cursos de especialização na FAUESP.

Marcos também já atuou como revisor de ABNT do Centro de Educação a Distância da UnB. Atualmente, é CEO da Escrita com Ciência, escritor nas horas vagas e faz parte da Academia Contemporânea de Letras (ACL) e da Academia Nacional de Ciências, Letras e Artes (ANACLA). Também é voluntário Embaixador da Paz pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos (OMDDH) e Diretor de Qualidade da ONG Inglês Via Bíblia (IVB). 

Acompanhe a entrevista da série “A vida é melhor em comunidade”:

Qual problema seu empreendimento objetiva resolver? 

O problema que nosso empreendimento objetiva resolver é a dificuldade de ler, escrever e interpretar  textos técnicos e acadêmicos, ou seja, o letramento científico. Hoje, no Brasil, apenas 0,8% da população de 24 a 35 anos tem o título de mestre, enquanto no mundo a média é de 13%, segundo a OCDE.  Precisamos ter mais mestres, doutores e pesquisadores para fortalecer a sociedade e progredir, mas sem letramento científico isso será impossível. Por isso, nós da Escrita com Ciência ajudamos graduandos e pós-graduando a colocar suas ideias no papel e, assim, podendo depositar TCCs, dissertações e teses de excelência.

Qual foi a solução encontrada?

A solução que trazemos ao mercado nacional é o Método RAC. É um conjunto de técnicas de escrita ágil associadas a métodos de desenvolvimento de habilidades socioemocionais que possibilita que qualquer pessoa, mesmo quem nunca tenha feito nenhuma pesquisa científica, desenvolva um trabalho acadêmico de excelência. Não é apenas escrever cientificamente ou formatar nas normas da ABNT. Ensinamos a pensar cientificamente.  O método já foi validado por mais de 1500 universitários brasileiros de diversas instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas.  

Quais experiências os ajudaram a não se sentir sozinhos durante a jornada empreendedora? Cite algumas situações que vivenciaram. 

As experiências que nos ajudaram a não nos sentirmos sozinhos foram muitas, ainda bem! Entre elas destacamos as seguintes participações:

Qual conselho vocês dariam para si mesmos quando começaram a empreender?

Empreender não é fácil, como qualquer outra coisa que dependa de seu empenho pessoal para dar certo. Por isso, quando se quer realmente empreender, não faça isso apenas e somente pelo lucro. Faça com propósito. Não é seu cliente, nem seu produto que farão você ter sucesso. Será a sua capacidade de transformar vidas e impulsionar sonhos.  

O que, ou quem os inspira? E por quê?

O que nos inspira é o brilho nos olhos de nossos mentorados quando eles conseguem aprender a escrever mais, melhor e mais rápido sem aquele medo todo. Essa transformação é inenarrável, mas é tão forte, verdadeira e emocionante que faz a gente persistir a cada dia em prol de uma experiência realmente sensacional. Quem nos inspira são muitos, mas entre eles destaco: Albert Einstein, cientista e ganhador do Nobel de Física; Marie Curie,  estudiosa incansável dos mistérios da Física e da Química e ganhadora de dois Prêmios Nobel; Deise Nicoletto, Founder & CEO do  Impact Hub Brasília, dentre outros. Admiramos porque são pessoas reais que, com dedicação e esforço, resolveram mudar a história. 

Sabemos que a jornada empreendedora não é fácil. Vocês já tiveram que abrir mão de algo? Nos conte uma renúncia. 

Já tivemos que abrir mão de muita coisa. Eu, Marcos Costa, tive que largar um relacionamento amoroso e emprego com salário alto para poder me dedicar. A Érika também recusou propostas de trabalhos e projetos para se dedicar com afinco à Escrita com Ciência. Esses sacrifícios são provas do quanto acreditamos no ideal que está como base de nosso negócio: transformar vidas e sonhos por meio do letramento científico!

Qual o maior desafio que vocês enfrentaram até o momento?

O maior desafio é estruturar o negócio. São várias áreas que o empreendedor deve atuar desde a administração, marketing até o de vendas diretas. Não dá para só liderar, os empreendedores acabam fazendo de tudo um pouco.

Qual conquista mais os marcou durante sua jornada?

Tivemos muitas conquistas em nossa jornada. Entre elas, destacamos: 

– 4º lugar no Edital DF Inovador, promovido pela Softex  e o GDF;

– 1º lugar em Educação e 1º lugar no Ranking Geral da Quem Quer Ser um Unicónio (QQSU), promovido pela Voe sem Asas

– 4º Lugar no ChangeMakers da PMI Brasil , representando a PMI-DF;

– 1º lugar na Empresa CRIA e na competição de Selos, do Programa Empretec, é um programa das Nações Unidas estabelecido pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento para promover a criação de pequenas e médias empresas sustentáveis, inovadoras e internacionalmente competitiva

– Startup do Ano na modalidade Early Stage e a CMO Érika Gadelha foi eleita “Melhor Líder do Ecossistema de Inovação”, pela Brasília Awards Startups, promovida pela Brasil Startups;

Além disso, fomos selecionados para duas missões empresariais pelo SEBRAE-DF e pelo SEBRAE Nacional:

– Missão Startup Summit, em Florianópolis-SC;

– Missão Rio Innovation Week, no Rio de Janeiro.

Quais alguns destaques de resultados obtidos?

Tivemos diversos destaques de nossos resultados:

  • +1500 universitários impactos;
  • +400h de mentoria;
  • +200h de aulas ministradas.

Quais os planos para esse ano? Existem mudanças previstas? Produtos a serem lançados?

Escalar nosso negócio para além da centuriação de Brasília. Queremos alcançar dimensão nacional com pólos em áreas estratégicas como Florianópolis e São Paulo. Temos produtos que logo sairão do forno como o E-book do Método RAC, cursos para Redação e Português Instrumental para Enem e Concursos; Eventos de Desenvolvimento pessoal e empreendedorismo, dentre outros.

Que mensagem vocês querem deixar para o mundo? 

”A mensagem que queremos deixar é que a Educação é a melhor ferramenta que temos para mudar hábitos, mentes e corações. Uma sociedade mais sustentável e consciente existe quando se tem mais pessoas cientes de seu papel socialmente responsável e isso só acontece quando a Educação é fim e não apenas meio. Educar sempre para transformar cada vez melhor!”

Esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a Érika, o Marcos e a Escrita com Ciência. Aumente seu networking e conhecer outros empreendedores sociais da nossa comunidade de impacto:


Fique de olho nas nossas redes sociais e cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos de empreendedorismo e sustentabilidade. Até a próxima entrevista da série “A vida é melhor em comunidade”!

Relacionados
útimas publicações