No Hackathon, os participantes poderão construir propostas para o desenvolvimento de várias regiões
Com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento econômico e social no Brasil, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançaram o Impulso Regional: Acelerando Territórios para a Inovação. A iniciativa é parte das estratégias do Programa de Desenvolvimento de Capacidades para Integração e Desenvolvimento Regional. Ela oferece uma plataforma aberta à sociedade para o desenvolvimento de soluções criativas e tecnológicas focadas na transformação sustentável das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Amazônia.
Realizado em parceria com o Impact Hub Brasil, o projeto visa integrar inovação tecnológica ao fortalecimento de cadeias produtivas estratégicas da região e aperfeiçoar políticas públicas, contribuindo diretamente para a diversificação econômica, a geração de renda local e as capacidades locais para o enfrentamento de problemas como o isolamento territorial e a dificuldade de acesso a serviços públicos. O edital, teve seu lançamento em 23 de setembro e oferece um total de R$ 10 mil em premiações. As inscrições estarão abertas até 10 de novembro.
O Hackathon
A metodologia adotada será a de Hackathon, permitindo que acadêmicos e profissionais dos setores público e privado unam forças para enfrentar desafios complexos. O objetivo é impulsionar as compras públicas de produtos regionais, fortalecer cooperativas e introduzir práticas inovadoras para facilitar o escoamento de produtos, conectando produtores e compradores de forma mais eficiente.
Para enfrentar os desafios, o Hackathon incentivará a criação de soluções como:
- Selos e certificações para produtos;
- Plataformas on-line para conectar produtores e compradores públicos;
- Fortalecimento de cooperativas e organizações coletivas;
- Capacitação em gestão e comercialização;
- Sistemas de informação transparentes;
- Ferramentas para integrar escoamento de produtos e atividades econômicas sustentáveis.
O evento possui seis fases, que consistem na inscrição dos participantes e equipes; abertura e dinâmica de formação de equipes; desenvolvimento da solução; submissão da solução; pitches e julgamento das soluções e a premiação e cerimônia de encerramento.
Oportunidade para o setor público
Para a secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, Adriana Melo, essa é uma oportunidade ímpar para o setor público não apenas ouvir as demandas daqueles que vivenciam, no dia a dia, os desafios de suas regiões, mas também para construir, em parceria com essas vozes, soluções inovadoras que reflitam as realidades locais.
“O desenvolvimento regional é uma prioridade estratégica que exige a participação ativa de todos os segmentos da sociedade. Nosso compromisso é promover políticas públicas que não apenas reduzam as desigualdades entre as regiões, mas também fortaleçam o envolvimento das comunidades locais, garantindo que suas necessidades, desafios e potenciais sejam ouvidos e atendidos. Acreditamos que o desenvolvimento sustentável só é possível quando as pessoas são protagonistas de suas próprias transformações. É por isso que trabalhamos para criar espaços de diálogo e cooperação, unindo governos, iniciativa privada e sociedade civil em torno de projetos que geram oportunidades, fortalecem as economias locais e promovem a justiça social”, afirma.
Os interessados podem se inscrever na Plataforma Desafios Enap até 10 de novembro. E cada equipe terá acesso a mentores para orientação e suporte durante o Hackathon.
Os pitches das soluções deverão ter até 3 minutos de duração, serem publicados no YouTube e enviados para a comissão julgadora.
Keicielle Schimidt, coordenadora-geral de Inovação Aberta da Diretoria de Inovação (GNova) da Enap, detalha um pouco mais sobre a metodologia.
“A Enap, por meio da sua Plataforma Desafios, busca mobilizar conhecimentos e tecnologias de maneira colaborativa. Através de competições e premiações, procura fomentar soluções inovadoras para a administração pública que respondam às necessidades da sociedade. O Hackathon Impulso Regional acontecerá de forma remota para aumentar a participação de diferentes localidades do Brasil; esperamos conseguir uma grande participação das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, ressalta.