A iniciativa Elas Empreendem busca fomentar o empreendedorismo feminino por meio de uma união entre órgãos e entidades da administração pública federal e bancos
Os ministérios do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e das Mulheres lançaram a estratégia ‘Elas Empreendem‘ nessa terça-feira, 13 de agosto. O projeto também irá oferecer oficinas voltadas à elaboração de soluções que diminuam os desafios e barreiras de gênero enfrentadas pelas mulheres no setor.
O que é o Elas Empreendem?
A ideia do projeto é desenvolver uma coalizão intersetorial de mais de 20 organizações. Unidas, elas buscam promover o empreendedorismo feminino como instrumento de inclusão social, econômico e de desenvolvimento do país. As oficinas acontecerão no Coworking Impact Hub Brasília, nos dias 14, 15 e 19 de agosto.
De acordo com Deise Nicoletto, fundadora e diretora do Impact Hub Brasília, o coworking proporcionará o espaço para as oficinas, pois é uma forma de auxiliar efetivamente a construção de políticas públicas que têm impacto direto no desenvolvimento socioeconômico do país.
“Atualmente, o percentual das mulheres que empreendem no Brasil é de 46%. Porém, essas mulheres ainda recebem menos que os homens. Isso acaba sendo um dos fatores que mais desmotivam elas a seguirem atuando em suas empresas. Para nós do Impact Hub, a estratégia ‘Elas Empreendem’ é justamente o exemplo de projeto que busca transformar essa realidade, impactando consequentemente o crescimento socioeconômico do Brasil”, pontua.
Reunião do comitê
Também na terça-feira realizaram a primeira reunião do comitê que vai gerir o Elas Empreendem. Essa estratégia será trabalhada em quatro eixos principais: acesso ao mercado e inclusão socioprodutiva, acesso à tecnologia e à inovação, acesso ao crédito, e educação empreendedora.
Participaram da solenidade de lançamento os ministros Márcio França (Empreendedorismo), Cida Gonçalves (Mulheres) e a secretária-executiva adjunta do MDIC, Aline Damasceno, além de empreendedoras e representantes da sociedade civil.
Durante a solenidade, apresentarão um estudo inédito com uma análise detalhada do panorama do empreendedorismo feminino no Brasil. Ele foi realizado numa parceria entre MEMP, MDIC e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
SERVIÇO
Oficinas
Local: SGAN 601, Lote H – Asa Norte, Brasília – DF
Data: 14, 15 e 19 de agosto
Horário: 9h às 18h