julho 22, 2024

Descentraliza Anápolis apresenta evolução no desenvolvimento do ecossistema de impacto na região

pessoas sentadas em uma sala observando outra pessoa falando à frente

O programa de pré-aceleração, Descentraliza Anápolis, auxiliou no desenvolvimento de negócios de impacto da cidade goiana

A escolha de Anápolis para mediar o programa de pré-aceleração, Descentraliza, não foi por acaso. Para nós do Impact Hub Brasília e Goiânia e do Instituto Sabin, a cidade se apresentou como a candidata ideal, especialmente por ser um importante centro econômico situado entre Brasília e Goiânia.

O intuito de mover o programa para esse local foi de fortalecer e ampliar o ecossistema de impacto socioambiental. Além disso, disseminar esse conceito e mostrar que a inovação e a mudança podem ocorrer além das regiões metropolitanas tradicionais. 

Por que Anápolis?

Geralmente, a maioria dos negócios de impacto estão concentrados nos centros econômicos, principalmente no Sudeste, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Além disso, a discussão sobre esse assunto também se encontra mais nas grandes capitais. Essa noção de limitação foi o motor para estimular a implementação do programa em outras regiões e dar acesso para que pessoas fora desses locais também possam estar inseridas no ecossistema de impacto. Assim, ele pode se tornar cada vez mais diverso e inclusivo.

Tomando como ponto de partida essa busca por expansão, o Descentraliza pode cumprir o seu papel em auxiliar o desenvolvimento, estruturação e aperfeiçoamento dos processos de gestão de iniciativas ou negócios de impacto, proporcionando um maior alcance para além da própria atividade.

Essa movimentação foi pensada para fortalecer organizações e o ecossistema de impacto, melhorar a gestão e processos das iniciativas e fomentar novos empreendedores sociais a longo prazo. Assim, elas podem escalar, ampliando seu potencial e, gerando, consequentemente, impacto social e ambiental sustentável.

Descentraliza Anápolis e Instituto Sabin

A iniciativa tem grande aderência com a estratégia de atuação do Instituto Sabin e sua Teoria da Mudança, especialmente no eixo estratégico de fortalecimento de negócios de impacto social. O público-alvo inclui tanto os empreendedores de impacto que buscam aprimorar suas capacidades e expandir seus negócios, quanto o Impact Hub Brasília, atuando como organização dinamizadora.

Durante o período de implementação do Descentraliza Anápolis, os indicadores apontaram evolução em diversas áreas das iniciativas participantes. Isso evidenciou o sucesso das intervenções realizadas e apresentando resultados consistentes no relatório. Eles registraram alguns avanços iniciais para o fortalecimento e a expansão do ecossistema de negócios de impacto na região.

Uma conquista significativa que observamos durante o desenrolar do programa foi a transformação dos modelos de negócios das iniciativas participantes. Elas passaram de estruturas primárias para modelos mais desenvolvidos e de acordo com os princípios de negócios de impacto. 

Resultados do programa

Através do relatório, podemos observar um salto de 20% para 100% de iniciativas com modelos de negócios bem estruturados, o que é um indicativo claro do impacto significativo do projeto Descentraliza Anápolis. 

Também houve uma progressão de 60% para 100% de modelos de negócios totalmente alinhados ao conceito de impacto e um aumento de 20% para 50% nas iniciativas que, agora, sabem como implementar sua visão de impacto. 

Além disso, houve respostas positivas dos participantes em relação ao projeto, atestando a qualidade dos resultados das iniciativas implementadas. Diante desse cenário, reconhecemos que o Descentraliza Anápolis se estabelece como um importante agente de mudanças positivas na comunidade empreendedora local.

Ainda foi possível, através do relatório, identificar áreas de oportunidade para futuras ações complementares. Mesmo que tenham sido alcançados avanços significativos, há aspectos que demandam maior atenção, como o  fortalecimento das habilidades financeiras dos empreendedores de impacto e aprofundamento na implementação da visão de impacto, ou seja, a utilização da Teoria da Mudança para aprimorar a gestão da organização e encaminhar para uma mensuração de impacto mais assertiva e relevante. 

Por fim, para uma visão detalhada dos resultados e do grande potencial de desenvolvimento sustentável na região, sugerimos a leitura do relatório completo da iniciativa. Este documento oferece informações valiosas e insights que podem inspirar a integração de mais localidades e a promoção de um impacto positivo duradouro.

assinatura da Juliana Paiva, gestora de projetos do Impact Hub Brasília
Relacionados
útimas publicações