40 vagas serão disponibilizadas para participação no Datathon, uma jornada de análise de dados com duração de 5 dias
A competição de inovação aberta ‘’Datathon: Pessoa com Deficiência no Serviço Público’’ será entre os dias 22 e 26 de julho, na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objetivo é buscar soluções para os desafios que as Pessoas com Deficiência (PcD) enfrentam no serviço público. Isso acontecerá por meio de leituras de dados disponíveis no Infogov, de modo a proporcionar, também, um letramento em dados para os participantes.
A realização do evento que contará com o apoio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDPD/MDHC) e do Impact Hub Brasil, convoca servidores(as) públicos, estudantes, acadêmicos(as) e outros(as) interessados(as) a identificar as adversidades enfrentadas por PcD no serviço público, com intuito de ampliar as visões sobre as problemáticas no primeiro setor que atingem diretamente essas pessoas.
O programa disponibilizará 40 vagas e todos os participantes que cumprirem as normas da competição receberão certificado. Para integrar as equipes é necessário atender a alguns critérios como gênero, raça, pessoas com deficiência, formações acadêmicas variadas e ocupações profissionais diversas. Cada equipe do Datathon terá de quatro a seis participantes.
Podem participar do Datathon servidores de órgãos ou instituições públicas, representantes de empresas, entidades privadas sem fins lucrativos, cidadãos brasileiros e estrangeiros em situação regular no país, a partir de 18 anos de idade.
Objetivos do Datathon
O Datathon possui como um dos seus principais objetivos a criação de ambientes propícios para realizar conexões capazes de construir análises e visões inovadoras usando técnicas de ciência de dados. A Diretora de Inovação da Enap, Camila Medeiros, destacou que “estamos entusiasmados em anunciar o início das inscrições para o Datathon: Pessoa com Deficiência do Serviço Público, nosso terceiro evento dedicado a promover a inovação e a inclusão. Após abordarmos as desigualdades de gênero e raciais em edições anteriores, este Datathon reflete nosso compromisso contínuo em fomentar a inovação aberta e colaborativa no setor público. Trabalhando em parceria com diversas organizações, buscamos soluções que atendam às demandas reais e promovam um serviço público mais inclusivo e eficiente para todos.”
A SNDPD/MDHC participa da iniciativa como importante apoio, proporcionando recursos e incentivos que contribuem com a execução do programa. A competição possui quatro fases principais: conceitos; design de problema; ideação e prototipagem; e pitch. Após a apresentação de soluções, os grupos passarão por uma avaliação da comissão julgadora. As equipes que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugar receberão troféu de reconhecimento. Além disso, a Enap divulgará as análises de dados realizadas pelas equipes vencedoras.
As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis no portal Desafios Enap até 21 de junho.
Deise Nicoletto, vice-presidente do Impact Hub Brasil, acredita que a inovação aberta é uma ótima aliada para resolver problemas públicos. “O processo de inovação pode ser utilizado para beneficiar a todos. Fazer parte de um projeto tão significativo e que poderá melhorar a vida de diversas pessoas é enriquecedor”, relata.
Serviço
Datathon: Pessoa com Deficiência no Serviço Público
Data das inscrições: 20 de maio à 21 de junho
Período do evento: 22 a 26 de julho, presencial na Enap