março 8, 2024

Impact Hub emerge como exemplo de lideranças femininas no mercado

Cinco mulheres diversas sentadas em uma mesa escrevendo, conversando, mexendo no computador.

Com diversas lideranças femininas, o negócio tenta cada dia mais oferecer formas de tornar o meio empreendedor mais diverso, sustentável e inovador

No cenário atual, a busca por igualdade de gênero e inclusão tornou-se uma pauta prioritária em diversas áreas da sociedade. Segundo o SEBRAE, o número de mulheres donas de negócios no Brasil atingiu a marca de 10,3 milhões, representando 34,4% do universo de empreendedores. Dados adicionais revelam que o Brasil é o 7º país com maior número de empreendedoras. No âmbito empresarial, o Impact Hub Brasília destaca-se como um exemplo de empresa que busca ativamente promover a diversidade e inclusão, especialmente no que diz respeito às lideranças femininas.

Lideranças femininas no Impact Hub Brasília

Sob a direção de Deise Nicoletto, fundadora e CEO da empresa, o Impact Hub Brasília destaca-se por ter mais de 70% de seu time composto por mulheres. Esse dado reflete não apenas uma escolha consciente de empregar mulheres, mas também o compromisso da empresa em oferecer oportunidades iguais de crescimento e desenvolvimento para a equipe. 

Bianca Castro, Gerente de Relacionamento, Espaço e Operações, compartilha sua experiência como funcionária. “A empresa sempre deu prioridade para um processo o mais inclusivo possível. Isso foi possível porque a diretoria executiva é liderada por uma empreendedora engajada em diversidade e inclusão. Isso facilita o desenvolvimento e oportunidades para as mulheres”, afirma.

Ainda, Juliana Simões, gestora de Comunicação, destaca a trajetória do Impact Hub e a importância da liderança de Deise Nicoletto. “Ela é referência para a equipe de liderança que respeita, escuta, compreende e incentiva a colaboração,. Assim, proporciona confiança para cada um crescer dentro do seu projeto profissional. O Impact Hub Brasília segue a sociocracia e metodologias que visam processos colaborativos e não hierárquicos, incentivando não só a igualdade de gênero, mas a diversidade como um todo”, complementa.

Mulheres na tecnologia

Os números sobre a participação feminina no setor de tecnologia lançam luz sobre a relevância do trabalho desenvolvido pelo Impact Hub. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a participação feminina cresceu 60% no setor tecnológico, entre 2015 e 2022. No entanto, um estudo da empresa Revelo mostra que apenas 12,7% das vagas são ocupadas por mulheres, enquanto os homens ocupam 87,7%. 

Para abordar essa desigualdade, o Impact Hub Brasil, SEBRAE, Enap e MDIC promovem a segunda edição do projeto Empreendedoras Tech. Essa iniciativa capacita e acelera negócios liderados por mulheres empreendedoras com soluções de base tecnológica e está em sua segunda edição.

Participantes do Empreendedoras Tech

Dentro desse contexto, depoimentos das vencedoras da edição passada do Empreendedoras Tech destacam a importância do programa. Cassiana Mendes, da Ritualiza, e Kalynda Gomes, da Orby, compartilham suas jornadas. As empreendedoras enfatizaram como o Empreendedoras Tech foi fundamental para o amadurecimento e alavancagem de seus negócios. “Fico feliz em poder contar com programas como o Empreendedoras Tech, que nos capacita desde a concepção e validação da ideia até questões relacionadas à gestão financeira, sobretudo fortalecendo essa rede de mulheres empreendedoras”, relatou Kalynda Gomes, co-fundadora da Orby.

Já Cassiana Mendes, sócia da Ritualiza falou que “participar do Empreendedoras Tech foi fundamental na reestruturação da Ritualiza já que o programa abriu muitas portas. Eu posso afirmar, com certeza, que se esse edital não tivesse existido na vida da Ritualiza, a gente não estaria no patamar que estamos hoje, com a plataforma própria.”

Em um cenário onde a igualdade de gênero e a diversidade são temas centrais, o Impact Hub posiciona-se como uma empresa que não apenas reconhece a importância desses valores, mas coloca-os em prática. Assim, incentiva a criação de um ambiente propício para o florescimento de lideranças femininas e o impulsionamento de negócios inovadores e sustentáveis.

Relacionados
útimas publicações