junho 25, 2019

Erros na captação de recursos

Você está cometendo o erro do super-herói?

Mobilizar recursos para projetos e para manter viva a organização é tarefa constante de inúmeras organizações da sociedade civil (OSCs). Não há receita de bolo para esta tarefa, mas há erros recorrentes que, se bem compreendidos, podem ser evitados e alavancar novos parceiros e recursos. 

Um erro muito comum é apostar todas as fichas num captador de recursos – um ‘super-herói’ que resolverá todos os problemas da organização. O outro é apostar todas as fichas em novas ferramentas – soluções digitais que vão trazer ‘do céu’ levas de doadores para a OSC. Estes erros, recorrentes no setor, apontam para a necessidade de que qualquer solução começa dentro da própria organização. Se ela não fizer a lição de casa, dificilmente logrará êxito nesta tarefa diária de mobilizar recursos e parceiros.

Minicurso sobre captação de recursos

Esse será o enfoque do minicurso Captação de Recursos: trazer a reflexão, sugerir caminhos e construir encaminhamentos possíveis que sirvam para cada organização fazer sua lição de casa sem ficarem esperando a chegada de um ‘salvador’ externo. 

Mobilizar recursos requer persistência sem chatice, requer empatia sem subserviência, requer reciprocidade e relacionamento constante com parceiros e doadores. Seguir enxergando esse tema de forma pontual e por ‘espasmos’ não permitirá que as organizações superem seus desafios de mobilização de recursos – sejam próprios, sejam não-financeiros, seja capital para pagar suas contas. 

Os tempos complexos, acelerados e incertos atuais requerem de todos nós – profissionais do campo socioambiental – muito mais consistência, dedicação e repertório para encarar essa tarefa alinhada ao contexto de gestão destas organizações.  Saiba outros erros para não cometer nesse minicurso, sexta-feira, 28 de junho de 14h às 18h.  

Texto: Fábio Deboni, facilitador do minicurso

Relacionados
útimas publicações