fevereiro 28, 2024

Diversidade e Inclusão: entenda todos os conceitos

Nos tempos atuais, a diversidade e a inclusão aparecem como questões centrais que passam pelos âmbitos social, cultural, econômico, organizacional, entre outros. Mais do que nunca, a sociedade reconhece a importância de celebrar e respeitar as diferenças individuais como, por exemplo, as raciais, as de gênero e as religiosas.

Foto: Pexels

A importância de falar sobre diversidade vem do fato de que vivemos em um país plural, composto de diferentes sotaques, culturas, jeitos e formas de viver e de se expressar. 

Além da diversidade enriquecer nossas comunidades, organizações e instituições, também é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Apesar disso, alcançar a verdadeira inclusão requer um compromisso contínuo com a conscientização, a educação e a implementação de políticas e práticas que garantam que todos tenham acesso a oportunidades e recursos. 

O que é diversidade e inclusão?

Diversidade e inclusão é uma pauta que fala sobre pessoas e suas singularidades. Além disso, também discute sobre como esses indivíduos serão inseridos na sociedade. Assim, todos terão acesso a diversos espaços, como o social, o político ou o econômico.

Falando sobre os conceitos de cada termo, diversidade significa tudo aquilo que é diverso, diferente e variado, representando um conjunto de multiplicidades. Mais do que uma palavra, ela nos diz sobre respeitar o direito do ser humano perante a sua diferença.

Foto: Pexels

Já a inclusão vai além da mera presença de diversidade. Ela e se baseia em garantir que todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, se sintam valorizadas, respeitadas e integradas em todos os aspectos da sociedade. 

Outro conceito que anda lado a lado com diversidade e inclusão é a equidade. Ela compreende que cada jornada é uma construção individual e parte do princípio que existem pessoas que nascem com alguns privilégios e que outras enfrentam barreiras para alcançar o que desejam. Por isso, a equidade se refere a um senso de justiça. Nele, a forma de agir ou comportamento considera as características e necessidades individuais e específicas da pessoa em questão. Eliminando, assim, qualquer obstáculo ou uma desproporcionalidade. 

Alguns dados sobre diversidade e inclusão no mercado de trabalho

De acordo com o Censo 2022 do IBGE, 55,5% da população se identifica como preta ou parda. Mesmo sendo maioria, essas pessoas são minoria quando se trata de ocupar espaços de liderança nas empresas. Segundo dados de 2023 do Dieese, apenas 33,7% de pessoas negras ocupam cargos de direção e gerência. 

Quando analisamos a situação das mulheres no mercado de trabalho, o cenário é ainda pior. De acordo com o Insper, a presença delas em presidências de empresas ou outras posições de alta liderança é de apenas 17%.

Na prática, tanto a sociedade quanto o mercado de trabalho perdem com a falta de equidade de gênero, uma vez que a inserção de mulheres em cargos de liderança só trazem benefícios para a organização. De acordo com o estudo Diversity Matters da McKinsey, empresas com diversidade de gênero superam em 93% sua performance financeira em comparação à concorrência. 

Já sobre as pessoas com deficiência, o cenário também não é inclusivo. Segundo o IBGE, das 18,6 milhões de PcDs no Brasil, apenas 26,6% delas encontram espaço no mercado de trabalho formal ou informal. O nível de ocupação para o resto da população é de 60,7%.

O preconceito e a falta de inclusão também é sentida por pessoas LGBTQIA+, já que, segundo uma pesquisa do Center for Talent Innovation, 33% das empresas existentes no Brasil não contratariam essas pessoas para cargos de chefia, e 41% desses funcionários afirmam já terem sofrido algum tipo de discriminação em razão de sua orientação sexual ou identidade de gênero no ambiente de trabalho. Com as pessoas trans, a situação é ainda pior, pois a Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (Antra) aponta que 90% desta população está na prostituição.

A inserção dos povos originários no mercado de trabalho também é um desafio. A taxa de participação dessas pessoas no panorama profissional era de apenas 59,7%, de acordo com dados de 2022 do IBGE. Dessa porcentagem, somente 6,3% possuíam o ensino superior completo, evidenciando a falta de oportunidades.

Como colocar a diversidade e inclusão em prática?

Nas organizações, a diversidade representa um valor essencial que permeia sua cultura e crenças, reconhecendo as diferentes características das pessoas como uma força que traz benefícios para toda a empresa e o time.

Por esse e outros motivos, as empresas que ainda não possuem um plano de diversidade e inclusão, precisam começar a ter esse olhar o quanto antes.

Para fazer isso, é necessário adotar algumas ações, como:

  •  Realizar uma análise detalhada da diversidade existente na organização, incluindo dados demográficos dos funcionários em diferentes níveis de departamentos. Além disso, identificar possíveis lacunas ou desafios relacionados à inclusão;
  • Elaborar políticas e diretrizes que promovam a igualdade de oportunidades e combatam a discriminação em todas as áreas, desde o recrutamento até o desenvolvimento de carreira e a remuneração;
  • Ampliar os canais de recrutamento para atrair candidatos de diferentes origens e experiências, e implementar práticas de seleção que minimizem o viés inconsciente;
  • Oferecer treinamentos regulares sobre diversidade, equidade e inclusão para todos os funcionários, aumentando assim a conscientização sobre questões relacionadas a esse assuntos e promover uma cultura de respeito e aceitação;
  • Implementar métricas e indicadores para acompanhar o progresso em relação aos objetivos de diversidade e inclusão.
  • Definir porcentagem mínima de participantes (palestrantes, mentores, mediadores etc) diversos em eventos;
  • Oferecer treinamentos obrigatórios para fornecedores recorrentes;
  • Criar um canal de denúncias para situações de discriminação dentro do ambiente de trabalho.
  • Implementar uma comunicação mais inclusiva através das imagens utilizadas, recursos nas plataformas digitais, tipo de linguagem utilizada, entre outros.

Aplicando essas medidas, principalmente as métricas e indicadores, as organizações poderão contar com um time mais diverso. Além disso, podem desfrutar de outros benefícios, como melhorar o desempenho organizacional; atrair talentos de diversas origens e experiências; contar com maior criatividade e inovação no dia a dia; construir uma imagem positiva da marca.

Para saber mais sobre diversidade e inclusão nas organizações, baixe o ebook “Guia prático de Diversidade e Inclusão para negócios de impacto”.

Relacionados
útimas publicações