Em comemoração a inauguração oficial do coworking, nós do Impact Hub Brasília, propomos uma discussão sobre REPENSAR a ideia de que nosso resíduos não possuem valor, buscando REDUZIR a nossa produção de lixo para a menor quantidade possível, REUTILIZAR e reaproveitar materiais e RECICLAR a matéria-prima do resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, sem encaminhá-lo para aterros. Com esse propósito, convidamos instituições e pessoas referências na área para o WEBINAR: Gestão de Resíduos e os movimentos em prol de uma sociedade sustentável.
O encontro será uma roda de conversa online e gratuita, pela plataforma Zoom, onde os participantes podem interagir e tirar dúvidas. O link de acesso com todas as orientações será enviado por e-mail após a inscrição no Sympla. Clique aqui para se inscrever.
Confira os convidados do webinar:
Ana Maria Keating da Costa Arsky é Arquiteta e Urbanista pela Universidade de Brasília e especialista em reabilitação sustentável urbana e de edificações na área de resíduos sólidos, pelo programa REABILITA da mesma universidade, desde 2008. É CEO e Fundadora da 4 Hábitos Para Mudar o Mundo, focada em gerar governança socioambiental através da gestão do lixo.
Isadora Bertoli é nutricionista e ativista ambiental compartilha da alimentação como uma poderosa ferramaneta de transformação social e do meio ambiente. É uma das fundadoras do projeto Ufsc sem plástico e diretora de projetos na ONG Juventude Lixo Zero.
Sheila Pereira da Silva Mello é diretora do CED Agrourbano Ipê desde 2008. Em 2020 a escola comemora 10 anos do projeto Escola Sustentável e iniciou uma parceria com o Serviço de Limpeza Urbana do distrito Federal (SLU) e a Agência Internacional do Japão (JICA) para o projeto Lixo Zero.
Milena Siqueira, cosmetóloga de formação, pós graduada em manipulação magistral, fundadora da Sublime Biocosméticos e amante dos coelhinhos. A Sublime nasceu para fazer uma pequena mudança no mundo, um dia de cada vez.
Lixo Zero é um movimento em prol de uma sociedade sem lixo, em que os materiais orgânicos viram adubo e os materiais recicláveis são reinseridos na cadeia produtiva, potencializando ao máximo o reaproveitamento de resíduos e a redução ou fim do encaminhamento de lixo para os aterros sanitários e lixões. Segundo a ZWIA (Zero Waste International Alliance), o conceito estabelecido é “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”