maio 8, 2020

Desigualdade social e negócios de impacto geram discussões

Painel 5 Webinar Impacto Transforma

O webinar Impacto Transforma, realizado pelo Impact Hub Brasília, aconteceu entre os dias 28 e 30 de abril com o tema “Reagir é urgente, mudar é necessário”. A programação do segundo e terceiro dia contou com oficina e painéis. Também abordou temas como a articulação e iniciativas do Estado, desigualdade social e ações de construção de processos estruturantes para evitar a vulnerabilidade vivenciada no cenário atual.

Painel 5 do webinar sobre negócios de impacto – E onde entra o Estado?

A importância da articulação entre as iniciativas e o Estado para o impacto em escala foi o tema do Painel 5, que aconteceu na tarde do dia 29 de abril. O Painel teve a presença da Analista da Área de Mercado de Capitais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Daniela Arantes, e do Coordenador da Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (ENIMPACTO), Lucas Maciel.

A conversa foi encaminhada em torno do papel do Estado no ecossistema de negócios sociais. Daniela afirmou que o BNDES endereça questões relativas ao impacto socioambiental e possui diálogo com uma ampla gama de setores, destacando o papel de articulação e conexão com todos os atores do ecossistema de impacto. Já a ENIMPACTO é uma articulação de órgãos e entidades da administração pública federal, do setor privado e da sociedade civil com o objetivo de promover um ambiente favorável ao desenvolvimento de investimentos e negócios de impacto. O BNDES e o Impact Hub Brasília participam e atuam em eixos da comitê da ENIMPACTO.

Questionados sobre os papéis das iniciativas em âmbito nacional, Daniela contou que o BNDES atuou no aumento de oferta de capital e em iniciativas que contenham impacto, além de financiamento e oferta de crédito para estados e municípios. Lucas afirmou que o comitê da ENIMPACTO busca apoiar e conectar os estados e municípios com parceiros para encurtar o processo de criação de políticas públicas. Destacou também a importância da articulação interfederativa com instâncias e processos de governança que promovam o diálogo e a troca de informação. “Além de dar suporte na criação de estratégias estaduais e municipais, estamos trabalhando para que essas estratégias cheguem de fato a atingir os objetivos traçados”, completou.

Sobre a agenda internacional, Lucas disse que a entrada foi tardia, mas apesar disso, houve avanços. Um deles, foi o reconhecimento pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) pelo envolvimento em temas de impacto socioambiental e o incentivo de articulações que fortaleçam esse ecossistema. Daniela, ao ser questionada se o Estado pode ser um motor desse ecossistema com a criação de leis e benefícios fiscais, respondeu que o Estado não só pode, como deve, e destacou a importância da institucionalização dos negócios de impacto.

Sobre a atual situação do país com relação a pandemia, Lucas declarou que o ecossistema será impactado e haverá perdas em todos os setores. Ele citou propostas de ações da  ENINPACTO como lançamento de edital que premia iniciativas que estão na linha de frente ao combate da pandemia; organização de demo days para startups de impacto se apresentarem a bancas do governo; lançamento de linhas de crédito através do BNDES; e negociação sobre o lançamento futuro de um fundo para o ecossistema de impacto. 

PAINEL 6 – É possível pensar grande?

Conversaram sobre o tema do Painel 6 “problemas grandes precisam de grandes soluções”, o Presidente Favela Holding, Celso Athayde, e Presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles. O painel aconteceu na noite do dia 29 de abril, quarta-feira, e foi o último do webinar Impacto Transforma.

A desigualdade social foi um aspecto destacado no diálogo dentro da perspectiva do contágio pelo coronavírus. Renato afirmou que o Covid-19 não é democrático e a classe mais baixa é a mais impactada. Ele também falou que o contexto permeia a sociedade e destaca a importância da preservação e valorização da vida, do investimento na defesa da saúde das pessoas. “Vidas não se recuperam, a economia se recupera”, apontou.

A fundadora do Impact Hub Brasília que estava mediando o painel, Deise Nicoletto, falou sobre a importância de fazer circular e endereçar urgências. ‘’Se a gente tivesse uma sociedade mais justa, a filantropia não seria tão urgente”, destacou o segundo mediador do painel, Duda Scartezini.

Celso trouxe a visão das favelas e aprofundou a discussão nessa perspectiva. Ele criticou a utilização do termo “carente” para populações de baixa renda, exemplificando que a favela não é um espaço de carência, mas um local de potência e resiliência. Também declarou que a favela sempre viveu isolada socialmente, e destacou a importância do capital financeiro além do impacto social. “A nossa luta é social pensando na revolução econômica (…). Vamos crescer todo mundo junto”, incentivou.

OFICINA – Mãos à obra

O dia 30 de abril, quinta-feira, foi o último dia do webinar Impacto Transforma e teve a oficina Mãos à obra na programação matutina. Deise Nicoletto e o Co-fundador e Diretor de Negócios do Impact Hub Belo Horizonte, André Maciel, facilitaram a oficina que teve como objetivo endereçar e repensar ações de construção de processos estruturantes para evitar a vulnerabilidade vivenciada no cenário atual.

“A oficina teve como proposta encaminhar ações onde negócios de impacto deixam de ser paralelos e passam a ser o cerne e o caminho de mudanças para uma economia sustentável”, apresentou Deise. O momento abriu espaço para trocas e oportunidades de conexão. Através de uma metodologia open space adaptada online, os participantes foram convidados a pensar sobre o tema, endereçar sub temas para discussão em grupo e, coletivamente, definir os próximos passos para ações coletivas estruturantes. 

Assista aqui os painéis do webinar Impacto Transforma:

Relacionados
útimas publicações