Webinar dialoga sobre empreendedorismo social e investimentos
Acompanhe as pautas do segundo e terceiro paineis
do Impacto Transforma
O webinar Impacto Transforma contou com programação gratuita sobre impacto, inovação e empreendedorismo social no contexto de crise. Organizado pelo Impact Hub Brasília, o evento foi aberto ao público e aconteceu entre os dias 28 e 30 de abril. Com a participação de organizações e profissionais que atuam no segmento, os painéis abriram diálogo para temáticas como dinheiro e investimento; e cases de empreendedores de negócios de impacto.
PAINEL 2 – E o dinheiro?
O segundo painel do webinar Impacto Transforma começou na tarde do primeiro dia de programação, 28 de abril. O tema “E o dinheiro? Estratégias estruturadas para investimentos de impacto” foi abordado pelos convidados: Jair Pedro Ferreira, presidente do Instituto FENAE Transforma; Luciano Gurgel, diretor da área de investimentos da Yunus Brasil; e Luis Fernando Laranja, diretor da Kaeté Investimentos.
A discussão conceitual de negócios de impacto e negócios sociais esteve presente, assim como a importância de investir em estratégias estruturadas para se pensar no longo prazo. Luciano Gurgel falou sobre mensurar os resultados e o real impacto causado, enquanto que Luis Fernando complementou afirmando que ‘’o esgotamento e a crise ambiental e social levam todos os negócios a se alinharem com os impactos que causam”. Segundo Jair, na articulação há a transformação de regiões e comunidades, e ele também apontou que um dos desafios ao causar impacto é agregar valor.
PAINEL 3 – Quem está fazendo?
Na noite do primeiro dia do evento, participaram do painel “Quem está fazendo? Exemplos de quem empreende para mudar” a diretora de projetos do MeViro, Amanda Lima; o CEO e Co-Founder da Provi, Fernando Franco, e o fundador da Ribon, Rafael Rodeiro. Os empreendedores sociais contaram sobre as ações dos negócios durante a crise do COVID-19, a trajetória profissional e os desafios ao empreender. “Quando você empreende você faz muitas coisas, é uma trajetória que você está sempre aprendendo”, disse Rafael, que comentou sobre o ambiente de aprendizado constante ligado à um significado e propósito.
Amanda destacou o papel da educação em mudar a vida das pessoas, e falou também sobre empreender. “É difícil não ser inquieta num país com uma desigualdade tão grande como existe no Brasil”, disse. Rafael falou sobre altruísmo e o mercado de doações ser grande. Ele afirmou que empreender por impacto social foi “a junção de um grande desejo com uma grande oportunidade de mercado”. Ao complementar, Fernando afirmou que “para fazer impacto é preciso gerar valor para a sociedade”.
O diálogo abordou o tema da filantropia, sustentabilidade financeira e a participação em rodadas de investimentos. No contexto da captação de recursos e obtenção de lucro, Amanda destacou que o impacto positivo desenvolvido tem valor. A crise também foi considerada no contexto da discussão, e ela comentou da criação de modelos de máscaras faciais para profissionais de saúde, produzidas pelo MeViro. “Obtivemos apoios de vaquinhas e aportes individuais para a produção de máscaras. Estamos promovendo pesquisa de solução de saúde diante desse momento que estamos vivendo”, contou. Para Rafael, é o momento de maior movimento filantrópico no Brasil, de muito dinheiro doado neste cenário. “A pandemia acabou mostrando o melhor das pessoas na questão de filantropia”, destacou.
Encerramento
O Impact Hub Brasília encerrou a programação do primeiro dia com agradecimento aos participantes e organizações apoiadoras; destacou a importância dos diálogos sobre o ecossistema de inovação e empreendedorismo social e da continuação de ações que causam impacto positivo.
Assista todos os painéis do webinar Impacto Transforma: