julho 21, 2022

5 dicas para ter sucesso na captação de recursos

A captação de recursos é um assunto que, muitas vezes, passa despercebido justamente por quem precisa de recursos externos para ter seu negócio e seus projetos fora do papel.

Se esse também é o seu caso, você com certeza irá se identificar com este artigo. Daremos ótimas dicas que devem ser seguidas por quem deseja captar recursos da forma correta.

Vamos começar?

Relembrando o que é a captação de recursos

Como o próprio termo dá a entender, a captação de recursos nada mais é do que o esforço de captar recursos financeiros. Trata-se de uma iniciativa muito importante para ONGs, empreendedores e o público em geral, quando há necessidade de colocar projetos relevantes para funcionar, por exemplo.

Se você ainda não se viu diante dessa necessidade, provavelmente ainda se verá diante dela. E, quando chegar a hora, siga as 5 dicas abaixo:

1. Crie e mantenha um bom relacionamento com potenciais doadores

Jamais entre em contato “do nada” com uma empresa, ou com pessoas que podem doar para a sua causa, pedindo doação. Afinal, isso chega até mesmo a ser deselegante.

Apresente seu negócio, seu projeto e suas necessidades, crie e fortaleça um relacionamento, e só então peça recursos.

2. Faça o levantamento de quanto precisa

R$10.000,00? R$100.000,00?

Quanto, exatamente, você precisa captar?

Ter essa informação é imprescindível! Faça uma tabela que descreva o orçamento necessário para o projeto acontecer, especificando onde os recursos serão alocados.

3. Prepare-se para prestar contas

A captação de recursos deve funcionar com muita transparência.

Por isso, esteja aberto a prestar contas para seus investidores, em relação ao uso do dinheiro, mesmo que não exijam isso. 

4. Crie uma apresentação de impacto

Somente uma conversa pode não ser suficiente para convencer as pessoas e empresas a investirem e apoiarem seu projeto.

Sendo assim, monte uma apresentação com dados e tudo mais que puder facilitar o pedido a ser feito. Deixe a apresentação visualmente dinâmica e clara, para facilitar o entendimento do projeto. Nada de slides gigantes e cheios de textos longos sem estrutura e organização na apresentação das informações. Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, né? Então, capriche, pois sua apresentação é a primeira abertura das portas. Além disso, o material poderá ser enviado por e-mail após uma reunião, por exemplo, o que facilitará a revisitação aos detalhes importantes do projeto.

5. Determine prazos

Saber até quando, exatamente, será preciso fazer a captação de recursos funcionar será fundamental para te guiar.

Prazos são indispensáveis nesse processo!

Continue aprendendo, de forma rápida e simplificada

Gostou das dicas?

Você também gostará de saber que a captação de recursos é um tema abordado no documento Resumos Visuais, do programa Acelera Cerrado, e que esse documento pode ser baixado gratuitamente.

Faça o download agora mesmo para continuar aprendendo sobre o assunto, e ganhe ainda mais confiança para captar recursos, ter sucesso em seu empreendimento e gerar impacto em sua comunidade. 

Conteúdo exclusivo do Impact Hub Brasília, criado pelo parceiro Verde Arbítrio.

Relacionados
útimas publicações